Entrevista: Flávia Arruda confirma Senado e diz que não interferirá no vice de Ibaneis

Flávia Carolina Péres, mais conhecida como Flávia Arruda, nasceu em Taguatinga, em 21 de janeiro de 1980, é uma empresária, advogada e política brasileira, filiada ao Partido Liberal (PL). Como Deputada Federal pelo DF, em 2021, foi eleita presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional. No mesmo ano, foi nomeada Ministra-chefe da Secretaria de Governo do Brasil.

BSB. Como a Ministra vê essa aparente polarização entre Bolsonaro e Lula no DF?

FA. Essa polarização existe em todo o mundo, faz parte da história e, recentemente, tem sido potencializada pelas redes sociais. Na Inglaterra sempre teve os conservadores e trabalhistas, nos Estados Unidos os democratas e os republicanos, e no Brasil esta polarização provavelmente se dará também em Brasília. Aliás, Brasília tem essa tradição. Teve Roriz e PT, Arruda versus PT e agora terá Bolsonaro versus Lula.

BSB. Pelo jeito o PL não fará federação com o PP e o Republicanos, e no DF quem disputará o quê no cenário eleitoral?

FA. Teremos uma boa nominata de candidatos a distrital e uma boa nominata de deputados federais. Temos condições efetivas de fazer dois ou até três deputados federais e de fazer cinco ou seis deputados distritais. Com esta regra nova de não ter coligação proporcional, ou se tem uma nominata forte e competitiva, ou não se elege ninguém porque não se faz coeficiente eleitoral.

BSB. A candidatura de vossa excelência será ao Senado Federal mesmo? Muitos dizem que na última hora virá ao Buriti.

FA. A minha candidatura será ao Senado, é o que combinei com o presidente Bolsonaro, e no plano local o que combinei com o governador Ibaneis e com os outros partidos aliados.

BSB. Ibaneis disputando a reeleição, os principais players afirmam que a indicação de vice e da suplência do Senado é da senhora, quem poderão ser os nomes?

FA. O governador Ibaneis escolherá o vice que julgar mais apropriado e esta é uma decisão unicamente dele. Pelo que conheço, ele vai ouvir os partidos também, mas esta é uma decisão pessoal dele em que não tenho nenhuma interferência.

BSB. Quais são os partidos que compõem a base da Ministra Flávia Arruda no DF?

FA. A base Política do PL no DF tem o PP, MDB, Avante, PSD, Republicanos e Patriotas.

BSB. Com a pauta atual “nominata”, quais são os principais nomes que disputarão pelo PL à Câmara Federal e a Distrital?

FA. Falar em principais dá impressão que os demais não são relevantes e todos são relevantes. Temos nomes que foram testados nas urnas, outros que são lideranças espontâneas que estão se lançando pela primeira vez a um cargo eletivo e a vinda do presidente Bolsonaro tem incorporado ao quadro do PL filiações importantes. Posso garantir que teremos nominatas expressivas.

Nossa Redação do BSB TIMES agradece vossa excelência pela disposição em responder nossas perguntas.

Helio Rosa, planaltinense, 50 anos, casado, pai de três filhos, graduado em ciências naturais e gestão pública. Jornalista e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Fez Agenda 21 e Coleta Seletiva. Foi Conselheiro do CONAM-DF e do CBH-Paranaiba. Está como Presidente do Conselho de Desenvolvimento Nacional - CDN. Ministra cursos de empreendedorismo, terceiro setor, trabalho remoto, economias circular, criativa e compartilhada.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui