‘Plano da Rússia de nos invadir falhou’, diz Zelenski

Imagen: AFP

Presidente da Ucrânia disse que a guerra da Rússia é muito mais do que apenas um ataque contra o seu país, mas contra a liberdade

EFE via R7

No dia em que se completa um mês desde o início da invasão de seu país, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, pediu unidade da Europa e do mundo contra a guerra da Rússia, em um vídeo postado em sua conta no Telegram nesta quinta-feira  (24).

“Faz um mês desde que a Rússia invadiu a Ucrânia. Seu plano original de nos invadir falhou”, disse o líder ucraniano, falando da rua, às vezes em inglês, e vestindo seu habitual agasalho verde-oliva.

Depois de relatar os “atos de terror” que as tropas russas têm realizado contra a população civil e suas cidades, o presidente ucraniano declarou que a guerra da Rússia é muito mais do que apenas uma guerra contra a Ucrânia: “Tenta derrotar a liberdade de todas as pessoas na Europa e o mundo”.

“Peço a vocês que se levantem contra a guerra, agora mesmo, 24 de março, um mês após o início da invasão, agora e depois, em apoio à Ucrânia. Deixem-se ver e ouvir. Todos juntos para acabar com a guerra”, completou.

Zelensky comentou ainda que a Rússia está se preparando para esta guerra há décadas e também pediu ajuda “efetiva e ilimitada” da Otan para impedir conjuntamente que a Rússia desfaça a Aliança Atlântica, a União Europeia e o G7 e os leve à guerra.

“A Ucrânia nunca ameaçou a segurança da Rússia”, afirmou, antes de lembrar que nesta quinta-feira três importantes cúpulas (Otan, UE e G7) para a segurança da Ucrânia serão realizadas em Bruxelas e que “vão nos mostrar o quanto nos apoiam”. “Somos pessoas do mundo livre. Devemos forçar a Rússia a buscar a paz”, enfatizou o governante da Ucrânia nas primeiras horas de 24 de março.

Helio Rosa, planaltinense, 50 anos, casado, pai de três filhos, graduado em ciências naturais e gestão pública. Jornalista e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Fez Agenda 21 e Coleta Seletiva. Foi Conselheiro do CONAM-DF e do CBH-Paranaiba. Está como Presidente do Conselho de Desenvolvimento Nacional - CDN. Ministra cursos de empreendedorismo, terceiro setor, trabalho remoto, economias circular, criativa e compartilhada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui