Verstappen passa Leclerc e vence na Arábia Saudita

Max Verstappen levou a melhor em um duelo com Charles Leclerc e conquistou sua primeira vitória na temporada 2022 no GP da Arábia Saudita.

O monegasco da Ferrari assumiu a liderança no stint intermediário da corrida após um safety car no momento oportuno que tirou o pole position Sergio Perez da disputa.

O mexicano da Red Bull liderou com autoridade as 15 primeiras voltas, mas quando a Ferrari apareceu no pitlane na 15ª passagem, sua equipe reagiu e o chamou para trocar os pneus.

Apenas alguns segundos depois, Nicholas Latifi bateu nas barreiras e provocou a entrada do safety car. Isso permitiu que Lecler parasse e retornasse ainda na liderança à frente de Verstappen e do companheiro Carlos Sainz.

A prova se acalmou nas 20 voltas seguintes, com um frustrado Perez em quarto sendo forçado a assistir Leclerc e Verstappen dispararem na frente.

Entretanto, tudo mudou a 13 voltas do fim, quando a McLaren de Daniel Ricciardo quebrou na aproximação do pitlane. Curiosamente, Fernando Alonso (Alpine) também teve problemas e parou alguns metros à frente dele.

Com o pitlane bloqueado e fechado, os líderes não puderam entrar para colocar pneus novos.

A relargada ocorreu a nove voltas do final, com Verstappen imediatamente colando em Leclerc e passando a Ferrari na última curva. Contudo, essa manobra deu o DRS a Leclerc na reta principal e ele retomou a ponta antes da curva 1.

Uma volta depois, Verstappen teve o DRS na reta oposta, e ao invés de ultrapassar Leclerc na última curva, ele freou forte. Incrivelmente, Leclerc fez o mesmo e a Ferrari saiu com uma vantagem ligeiramente maior quando eles abriram a volta seguinte.

Verstappen levou algumas voltas para se recuperar e entrar mais uma vez na zona do DRS. Eventualmente, ele viu sua oportunidade quando se aproximou e ficou lado a lado com a Ferrari na reta oposta.

Tendo aprendido a lição de suas tentativas anteriores, o holandês se segurou na última curva e desta vez tomou o primeiro lugar antes da curva 1. Leclerc ficou dentro da zona do DRS do rival, mas não conseguiu lançar outro ataque.

Assim, Verstappen cruzou a linha de chegada e conquistou a vitória. Leclerc teve de se contentar com a segunda posição e Sainz garantiu um pódio duplo para a Ferrari em terceiro, seguido por Perez.

George Russell foi o melhor da Mercedes em quinto, com seu companheiro Lewis Hamilton em 10º. O heptacampeão mundial chegou a andar em sexto após largar com pneus duros, mas foi prejudicado pelo pitlane fechado que o forçou a parar quando a prova recomeçou.

Esteban Ocon (Alpine) foi o sexto depois de uma tremenda batalha com o companheiro Alonso antes de seu abandono, com Lando Norris marcando os primeiros pontos da McLaren em sétimo. Pierre Gasly (AlphaTauri) chegou em oitavo e Kevin Magnussen (Haas) em nono.

Junto com Ricciardo, Alonso e Latifi, Alex Albon (Williams) abandonou no final da corrida, enquanto Valtteri Bottas (Alfa Romeo) se retirou quando restavam 14 voltas. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) nem sequer largou devido a um aparente problema de motor a caminho do grid.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Max Verstappen Red Bull RBPT 50 1:24:19.293
2 Charles Leclerc Ferrari 50 +0.549s
3 Carlos Sainz Ferrari 50 +8.097s
4 Sergio Perez Red Bull RBPT 50 +10.800s
5 George Russell Mercedes 50 +32.732s
6 Esteban Ocon Alpine Renault 50 +56.017s
7 Lando Norris McLaren Mercedes 50 +56.124s
8 Pierre Gasly AlphaTauri RBPT 50 +62.946s
9 Kevin Magnussen Haas Ferrari 50 +64.308s
10 Lewis Hamilton Mercedes 50 +73.948s
11 Zhou Guanyu Alfa Romeo Ferrari 50 +82.215s
12 Nico Hulkenberg Aston Martin Mercedes 50 +91.742s
13 Lance Stroll Aston Martin Mercedes 49 1 volta
14 Alexander Albon Williams Mercedes 47 abandono
15 Valtteri Bottas Alfa Romeo Ferrari 36 abandono
16 Fernando Alonso Alpine Renault 35 abandono
17 Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 35 abandono
18 Nicholas Latifi Williams Mercedes 14 abandono
19 Yuki Tsunoda AlphaTauri RBPT 0 não largou

Rogério Cirino de Sá Ribeiro, goiano, 51 anos, casado, três filhos. Bacharel em Administração de Empresas pela UNIPLAC. Licenciado em História pela UPIS e MBA em Gestão de Projetos pela ESAD. Empresário do audiovisual desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui