Aprovada gratificação para servidores do Detran-DF

A GCAT corresponde a 19,31% do vencimento básico correspondente ao padrão em que o servidor efetivo estiver posicionado

Eder Wen – Agência CLDF

Os deputados distritais aprovaram nesta quinta-feira (31) a gratificação da carreira de atividades de trânsito (GCAT) do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). De acordo com o projeto de lei 2.664/2022, do Poder Executivo, a GCAT corresponde a 19,31% do vencimento básico correspondente ao padrão em que o servidor efetivo estiver posicionado.

Segundo o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia da Rocha, a gratificação se justifica pela “complexidade dos serviços realizados e as constantes mudanças advindas da digitalização de várias atividades realizadas pelos servidores da carreira de atividades de trânsito”. O direto-geral ressalta ainda que “tem-se ainda a necessidade de corrigir distorções históricas ocorridas entre as carreiras de atividades de trânsito e policiamento e fiscalização de trânsito”.

Emenda

O projeto foi aprovado com uma emenda aditiva de autoria dos deputados Agaciel Maia (PL), Chico Vigilante (PT) e Jaqueline Silva (PTB). A emenda cria a gratificação por habilitação da carreira de atividades de trânsito (GHAT) e a gratificação por habilitação de policiamento e fiscalização de trânsito (GHPFT) a serem concedidas aos seus integrantes quando portadores de títulos, diplomas ou certificados obtidos mediante conclusão de cursos de graduação, de segunda graduação, de especialização, de mestrado e de doutorado.

O deputado Agaciel Maia observou que a emenda aditiva pode até ser vetada pelo governador, mas sua aprovação é importante para “abrir caminho para outras vantagens que virão para os servidores no futuro”. O projeto segue para sanção ou veto do governador.

Helio Rosa, planaltinense, 50 anos, casado, pai de três filhos, graduado em ciências naturais e gestão pública. Jornalista e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Fez Agenda 21 e Coleta Seletiva. Foi Conselheiro do CONAM-DF e do CBH-Paranaiba. Está como Presidente do Conselho de Desenvolvimento Nacional - CDN. Ministra cursos de empreendedorismo, terceiro setor, trabalho remoto, economias circular, criativa e compartilhada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui