Distritais aprovam liberação de câmeras de segurança em elevadores

Na justificativa do projeto, Júlia Lucy destaca que a “segurança sempre foi e será um item indispensável na vida do ser humano, principalmente nos dias de hoje

Luís Cláudio Alves – Agência CLDF

Os deputados distritais aprovaram na tarde desta terça-feira (12), durante sessão ordinária da Câmara Legislativa, o projeto de lei nº 2.239/2021, da deputada Júlia Lucy (União Brasil), que libera a instalação de câmeras de segurança em elevadores. Apesar da prática ser comum hoje em dia, um inciso da Lei Distrital nº 3.424/2004, veda a instalação. O projeto aprovado revoga essa proibição.

A proposta foi aprovada em segundo turno e redação final com 16 votos favoráveis e segura agora para a sanção do governador Ibaneis Rocha.

Na justificativa do projeto, Júlia Lucy destaca que a “segurança sempre foi e será um item indispensável na vida do ser humano, principalmente nos dias de hoje. E, para oferecer mais segurança aos usuários e aos estabelecimentos privados, muitos administradores e empresários optam por instalar câmeras e outros equipamentos de segurança dentro das cabines dos elevadores por dois motivos: monitorar os atos de vandalismo e também para oferecer mais tranquilidade aos usuários caso ocorra algum incidente – como a parada dos elevadores”.

Ainda segundo a autora, a medida irá auxiliar no combate aos casos de violência contra a mulher. “Muitos casos de feminicídio foram solucionados a partir da análise de câmeras de segurança em elevadores, dentro de condomínios e prédios comerciais. Ter mais esse recurso validado por lei poderá inclusive inibir a ação dos agressores, pelo simples fato de estarem sendo filmados”.

Helio Rosa, planaltinense, 50 anos, casado, pai de três filhos, graduado em ciências naturais e gestão pública. Jornalista e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Fez Agenda 21 e Coleta Seletiva. Foi Conselheiro do CONAM-DF e do CBH-Paranaiba. Está como Presidente do Conselho de Desenvolvimento Nacional - CDN. Ministra cursos de empreendedorismo, terceiro setor, trabalho remoto, economias circular, criativa e compartilhada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui