Partidos têm até hoje para atualizar lista de filiados junto ao TSE

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O procedimento é realizado uma vez a cada semestre

 Por Agência Brasil – Brasília

Os partidos políticos têm até hoje (18) para atualizar sua lista de filiados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O procedimento, que é realizado uma vez a cada semestre, deve ser cumprido por todos os partidos que desejam disputar eleições.

Esta deve ser uma das últimas vezes que o procedimento é realizado semestralmente, em abril ou outubro. A Justiça Eleitoral prepara mudanças no Sistema de Filiação Partidária (Filia), que passará a ter atualização diária, e não mais somente duas vezes ao ano. Não há prazo certo, contudo, para a mudança definitiva.

As novas listas de filiação partidária, a serem entregues até hoje, já devem especificar todos que se filiaram às agremiações até o dia 2 de abril, data limite para se filiar a um partido para quem pretende se candidatar nas eleições de outubro.

O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais está marcado em 30 de outubro.

Helio Rosa, planaltinense, 50 anos, casado, pai de três filhos, graduado em ciências naturais e gestão pública. Jornalista e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Fez Agenda 21 e Coleta Seletiva. Foi Conselheiro do CONAM-DF e do CBH-Paranaiba. Está como Presidente do Conselho de Desenvolvimento Nacional - CDN. Ministra cursos de empreendedorismo, terceiro setor, trabalho remoto, economias circular, criativa e compartilhada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui