Secretário-geral da ONU visitará a Ucrânia na próxima semana

Imagem: EDUARDO MUNOZ/POOL VIA REUTERS - 21.09.2021

António Guterres fará viagem à Rússia para se encontrar com Putin e, dois dias depois, terá reunião com Zelenski em Kiev

R7

O secretário-geral da ONU, António Guterres, viajará à Ucrânia na próxima semana para se encontrar com o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, depois de se encontrar com Vladimir Putin em Moscou, anunciou o órgão em comunicado nesta sexta-feira (22).

Guterres “se encontrará com o chanceler Dmitro Kuleba e será recebido por Volodmir Zelenski em 28 de abril”, disse a ONU. A reunião com o presidente russo está marcada para terça-feira (26) em Moscou.

Esse anúncio ocorre no 58º dia da ofensiva militar russa contra a Ucrânia, com milhares de mortos e mais de 12 milhões de deslocados, na pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.

Um porta-voz da ONU disse na quarta-feira (20) que Guterres queria realizar uma reunião com os presidentes da Rússia e da Ucrânia.

As Nações Unidas estão claramente alheias a essa crise desde que Moscou enviou tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro. Guterres tenta estimular o diálogo para acabar com o conflito, segundo a ONU.

Putin não falou por telefone com Guterres, nem teve contato com o secretário-geral da ONU desde que ele alegou que a Rússia violou a Carta da ONU ao enviar tropas para a Ucrânia.

Rogério Cirino de Sá Ribeiro, goiano, 51 anos, casado, três filhos. Bacharel em Administração de Empresas pela UNIPLAC. Licenciado em História pela UPIS e MBA em Gestão de Projetos pela ESAD. Empresário do audiovisual desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui