Grupo Pró ‘RA do Arapoanga’ diz que poligonal não inclui monumentos de Planaltina

Segundo eles, com a nova poligonal, os monumentos históricos e culturais de Planaltina não fazem parte da RA do Arapoanga

O grupo que defende a criação da RA do Arapoanga mobiliza empresários, religiosos, lideranças políticas e comunitárias para a audiência pública com a Secretaria das Cidades do DF, no dia 07 de maio, das 09 às 12 horas, na Escola Classe 01 do Arapoanga.

Nossa redação esteve na Tenda de Apoio da Criação da RA do Arapoanga e conversou com o grupo Pró “RA do Arapoanga”, estavam presentes o líder comunitário, Rogério do Arapoanga, o Presidente da ACIARA, Sebastião Pereira, o líder comunitário do Vale do Amanhecer, Alexandre Gomes, o líder social Felipe Rodrigues da ASCRER, o radialista Damião da paróquia Divino Espírito Santo, a professora aposentada Welia Guimarães, os empresários Aluízio do ramo imobiliário, Mário da Conexão Elétrica e Hidráulica e Marcos da Drogafarma, que além de pedirem um terminal rodoviário, também defendem a área de expansão econômica da nova região administrativa, pois de acordo com eles, o setor possui uma área territorial muito abrangente.

Proposta da Poligonal da RA do Arapoanga

Uma polêmica foi gerada por que algumas lideranças e moradores de Planaltina achavam que o Morro da Capelinha e a Pedra Fundamental estavam na poligonal da nova RA do Arapoanga, mas conforme a proposta, a nova poligonal não inclui esses espaços territoriais.

Os participantes do movimento Pró “RA do Arapoanga” disseram que os mais de 40 mil moradores do setor habitacional querem sua independência para que possam resolver as questões fundiárias e gerar desenvolvimento, através de novos investimentos nos espaços territoriais para equipamentos públicos, mais comércios e indústrias.

Tenda de Apoio à Criação da RA do Arapoanga está em frente à lotérica | Foto: Montagem
“Nosso movimento é desde 2013, onde obtivemos 30 mil assinaturas, época na qual foi criada a Lei 1362/2013, de autoria do ex-deputado distrital Raad Massouh que cria a RA do Arapoanga”, disse a professora aposentada Welia Guimarães | Foto: BSB TIMES

Vídeo: Em ato no Palácio do Buriti, o Secretário de Governo, Zé Humberto, e o deputado Claudio Abrantes confirmaram a audiência pública e disseram que o governo tem total interesse em criar a RA do Arapoanga, uma vez que foi promessa de campanha, e a decisão será da população na audiência pública do dia 07 de maio, das 09 às 12 horas, logo depois será enviada a proposta para a CLDF para votação.

Vídeo: O Diretor Comercial da ACIARA, Rogério do Arapoanga, junto com o governador Ibaneis Rocha que disse estar trabalhando no caso.

Vídeo: O Presidente da CLDF, o deputado Rafael Prudente, disse ser a favor da criação da nova RA do Arapoanga e que fará o possível para votarem ainda este ano.

Agora é esperar o resultado da Audiência Pública e a votação da Câmara Legislativa.

Helio Rosa, planaltinense, 50 anos, casado, pai de três filhos, graduado em ciências naturais e gestão pública. Jornalista e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Fez Agenda 21 e Coleta Seletiva. Foi Conselheiro do CONAM-DF e do CBH-Paranaiba. Está como Presidente do Conselho de Desenvolvimento Nacional - CDN. Ministra cursos de empreendedorismo, terceiro setor, trabalho remoto, economias circular, criativa e compartilhada.

1 COMENTÁRIO

  1. A criação da R.A do Arapoanga é um benefício não só para Arapoanga, mas, para a cidade de Planaltina, pois poderá, se ver desafogada e poderá dar mais atenção a seus bairros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui