Como identificar um mentiroso? Veja 7 sinais da linguagem corporal

Sabia que é possível saber se uma pessoa não está dizendo a verdade com base na forma como ela se expressa fisicamente?

Contar mentiras é algo natural e todas as pessoas fazem isso de vez em quando, seja para se livrar de um compromisso chato ou para não admitir ao chefe que chegou depois da hora combinada porque se esqueceu de programar o despertador.

Em algumas ocasiões, no entanto, a mentira pode ser muito mais nociva e prejudicar a qualidade de relacionamentos afetivos, pessoais e profissionais.

Se você desconfia que alguma pessoa esteja faltando com a verdade, observe a forma como ela se comporta enquanto fala, pois os sinais a seguir indicam como identificar um mentiroso:

Longas pausas

A pessoa estava contando uma história e, de repente, começou a fazer pausas muito longas? Isso pode indicar mentira, pois o mentiroso usa esses intervalos para elaborar melhor o “causo” que está inventando.

Mudanças no tom de voz

Se a pessoa começou a falar usando um tom e um ritmo de voz, mas você reparar que ela muda diversas vezes enquanto discursa, pode suspeitar.

Ao contarmos uma mentira, é normal que a voz fique um pouco falha, que o ritmo da fala mude e que a pessoa até gagueje, dependendo da situação.

Diferenças bruscas de postura

Se você já conversou várias vezes com essa pessoa, sabe como ela tende a se portar durante um bate-papo, certo?

Agora veja se ela muda de postura, se fica mais distante do que o normal ou se faz algum gesto que normalmente não reproduz. Essas diferenças também costumam indicar mentiras.

O gesto não combina com a palavra

Outro sinal clássico do mentiroso é, ao fazer uma afirmação positiva, movimentar a cabeça como se estivesse dizendo “não”, e vice-versa.

A pessoa fica vermelha

Ficar com o rosto vermelho durante um diálogo não indica apenas timidez. Na verdade, nosso cérebro sabe quando estamos em apuros, e o mentiroso também pode ficar com a face avermelhada enquanto conta alguma lorota.

Não há contato visual

Se você perceber que a pessoa faz de tudo para evitar contato visual, pode suspeitar dela. O mentiroso costuma olhar para os lados ou para cima quando está falando algo que não é verdadeiro.

Esse aspecto vale apenas para pessoas que fazem contato visual frequentemente. Algumas pessoas autistas, por exemplo, não se sentem confortáveis olhando nos olhos, mas isso não indica que elas estejam mentindo.

Braços parados

É comum também que, na hora de contar uma mentira, a pessoa restrinja bastante os movimentos dos braços e das mãos. Se o indivíduo ficar o tempo todo de braços cruzados, por exemplo, pode saber que aí tem coisa.

É claro que apenas esses sinais não podem ser usados para provar que alguém mentiu, mas eles servem para que possamos prestar atenção aos indícios que nos levam a crer que alguém não está sendo honesto. Preste mais atenção nesses aspectos da linguagem corporal!

Fonte: Daiana Geremias, Tudo Bahia 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui