O PSDB confirmou o nome do deputado estadual Talles Barreto mas ainda não definiu seu vice, o que deverá acontecer ainda na manhã desta quinta-feira (17/09)
Mulheres no pleito
Com propostas e um plano de gestão focado ‘nas pessoas’ e em melhorar o trânsito e a mobilidade urbana na capital, o PT de Adriana Accorsi optou por uma chapa pura: ela será acompanhada pelo ex-prefeito Pedro Wilson, eleito nas eleições do ano 2000. Apesar de elogiar o “legado de Íris” e pregar o respeito histórico por sua gestão, Adriana defendeu a renovação ao Paço Municipal, alegando que se fazia uma ‘política antiga’ ali.
Cristina Lopes (PL) quase acenou para a vice de Adriana. Uma chapa exclusiva composta por duas mulheres seria inédita, mas houveram resistências em ambos os partidos dado os espectros ideológicos de cada um. Acabou que o PL também optou por uma chapa-pura com o coronel Luís Rosa em sua vice.
No PSOL, o nome de Manu Jacob não é nenhuma novidade. A legenda junto com a professora e mestre, foram as primeiras a realizarem suas convenções e já definirem os rumos da chapa. Jacob tem 32 anos e será acompanhada por Luís Felipe Aguiar, também da legenda socialista. Um acordo com outros partidos à esquerda tentou ser costurado mas no final optou-se por uma campanha chapa-pura.
Cidadania, Solidariedade e Partido Verde
O Cidadania que já trabalhava com o nome do deputado estadual Virmondes Cruvinel desde antes do período eleitoral, confirmou Julimária Sousa, economista e integrante de movimentos Acredito e Renova BR, entidades que tem procurado estimular a renovação política. Sousa tem 32 anos e também é servidora pública.
A convenção do Cidadania ocorre durante todo o dia, na modalidade drive-thru. Para a noite está previsto um evento virtual de homologação da chapa. Em Goiás, a sigla tem a presidência do vice-governador Lincoln Tejota.
Já o PV anunciou o nome do advogado Cristiano Cunha. Ele já foi secretário de Meio Ambiente de Trindade, secretário da Prefeitura de Goiânia e procurador de Águas Lindas. Cunha também integra o Conselho Nacional da legenda. Carlos Moreira, ator e diretor de teatro o acompanhará como vice.
Sem confirmar o nome de quem o acompanhará, Alysson Lima será o candidato do Solidariedade. Ele já vinha trabalhando em sua pré-candidatura há algum tempo. A convenção partidária foi realizada virtualmente, em virtude das restrições sanitárias para evitar a disseminação da Covid-19. O nome do seu vice, segundo assessoria do candidato, deverá ser anunciado ainda na manhã desta quinta-feira (17/09).
Outros candidatos
O PCB que tentou articular apoio ao PSOL no fim lançou candidatura própria também: Antônio Neto como candidato e Guilherme Martins, vice. A União Popular (UP) vai para o seu primeiro pleito de disputa: Fábio Júnior, candidato e Allyne Marinho o acompanhará na vice.
Na Democracia Cristã (DC) o partido aposta no out-sider e empresário Gustavo Gayer. Quem o acompanhará será o presidente estadual da legenda, Alexandre Magalhães. O PSL vai de Major Araújo e terá como vice Rose Castelo.
Reprodução | BSB TIMES [Domingos Ketelbey, Diário do Goiás]