Feira no estacionamento 13 do Parque da Cidade, em Brasília, deve receber cerca de 5 mil pessoas neste final de semana para conhecer e celebrar as belezas e atrativos dos municípios goianos do entorno do Distrito Federal. A entrada é gratuita
O “quadradinho”, como Brasília é carinhosamente conhecida por muitos, está margeado por cidades goianas cheias de belezas naturais e culturais, perfeitas para aquela escapada rápida do corre corre da capital federal. Cachoeiras, grutas, gastronomia, queijos e vinhos, festivais de música, de folclore e outras atrações. Essas e outras potencialidade serão tema da Feira #NoEntornoTem, a ser realizada no estacionamento 13 (da administração) do Parque da Cidade, em Brasília, nos dias 21 e 22 de Outubro. As tendas dos treze municípios estarão abertas para a visitação do público, no sábado, das 8h às 17h. No domingo (22), das 8h às 15h.
A abertura oficial será no sábado (21), às 9h, com a presença de autoridades políticas do DF e de Goiás, além de diplomatas. A secretária do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo), Caroline Fleury, que idealizou o evento, aposta que os visitantes vão se surpreender. “Muitos não sabem, mas no Entorno tem cachoeira, tem gruta, tem bons hotéis, tem acessibilidade, tem gastronomia, rota de vinhos, de queijos e até de cristais, entre muitas outras atrações, não precisa ir longe!” disse Caroline Fleury, secretária do Entorno da Sedfgo.
Para fazer jus ao exigente público de Brasília e Goiás, as cidades do Entorno estão cada vez mais aperfeiçoando a logística de turismo, e formas de oferecer seus produtos incríveis. A estrutura deve contar com um estande para cada uma das treze cidades: Abadiânia, Alexânia, Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso, além de palco com apresentações culturais e espaço para degustação de produtos típicos da região, como queijos, vinhos e marmeladas, por exemplo.
Espaço Gastronômico – No Entorno também tem boa culinária, por isso, a ideia de um Espaço Gastronômico, onde haverá degustação de produtos típicos da região, como queijos, vinhos e marmeladas, comidas com pequi, costela e uma ampla variedade de tendas de artesanato e alimentação.
Estandes dos municípios – Nos estandes dos municípios o visitante encontrará informações sobre as potencialidades de cada cidade como, por exemplo, cachoeiras, ecotrilhas, grutas, roteiros, turismo cultural, religioso, de negócios, entre outros.
Rua do Lazer – Para as crianças se divertirem foi montada a rua do Lazer, com brinquedos infláveis, animais empalhados e outras atrações. Terá também oficinas de robótica com instrutores da Escola do Futuro, tanto para adultos quanto para crianças.
O evento é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da secretaria do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo), realizado com as secretarias da Retomada, de Cultura (Secult), de Comunicação (Secom), de Relações Institucionais (Serint) e Goiásturismo, e apoio do Governo do Distrito Federal.
Para o secretário titular da Serint, Lucas Vergílio: “O evento é uma oportunidade de aumentar nossa rede de contatos e impulsionar a economia em Goiás, através do turismo. Tem muito a ser explorado no entorno e muita gente não faz ideia das possibilidades”. O chefe do Gabinete de Representação de Goiás em Brasília, Renatho Melo, destacou que é preciso ter essa sinergia entre os estados. “Nosso papel é promover esse diálogo e de maneira conjunta, entregar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida de todos”, disse.
Já César Moura, secretário da Retomada acredita que o fortalecimento das potencialidades e o desenvolvimento econômico andam juntos. “Com essa divulgação e com os turistas que levamos para o entorno, o Governo de Goiás enxerga o desenvolvimento econômico dessa região, gerando emprego e renda para a população. É nesse sentido que caminhamos”, destaca César Moura, secretário da Retomada.
O presidente da GoiásTurismo, Fabrício Amaral, ressaltou que “conhecendo melhor os destinos, os moradores de Goiás e de Brasília podem fazer o chamado Turismo de proximidade, visitando locais perto de casa, aproveitando a riqueza do Entorno do DF e movimentando a economia regional”.
Anote: O evento será aberto oficialmente no sábado, 21 de outubro, às 9h, com as presenças de autoridades de Goiás e Brasília (aguardamos confirmação dos convites). Durante o sábado, a visitação aos estandes vai das 8h às 17h. No Domingo será das 8h às 15h.
Acesse aqui a programação #NoEntornoTem
Fonte: Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do DF