04 propostas de CPI e a incessante discussão de preferência nos bastidores

Os deputados distritais Robério Negreiros (PSD), Daniel de Castro (PP), Paula Belmonte (Cid) e Fábio Félix (PSol) são os autores dos requerimentos das respectivas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI's)

CPI do ICMS, CPI da Violência Contra a Mulher, CPI do Rio Belchior e a CPI da Saúde são aguardadas na Câmara Legislativa do DF

No complexo jogo de xadrez político que se desenrola na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), quatro novas CPIs estão na iminência de serem abertas: CPI do ICMS, CPI da Violência Contra a Mulher, CPI do Rio Belchior e a CPI da Saúde. Com 08 assinaturas, cada uma dessas CPIs é uma peça estratégica no tabuleiro legislativo, com seus proponentes buscando mover suas peças de maneira a mostrar a urgência de suas propostas.
A pressão nos bastidores e no colégio de líderes é constante para destacar a importância de cada CPI, mas quem sente o peso maior é a Comissão de Elaboração e Orçamento e Finanças (CEOF), que enfrenta intensas negociações para ajustar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a ser votada antes do recesso parlamentar.
Assim como no xadrez, onde as regras ditam movimentos precisos, o Regimento Interno da CLDF estabelece que apenas duas CPIs podem ocorrer simultaneamente e para surgir a terceira, deverá ter 13 assinaturas. A decisão sobre quais CPIs terão prioridade é determinada pelos líderes dos partidos e blocos, que podem optar pela deliberação no Colégio de Líderes. No entanto, até o momento, há resistência à CPI da Saúde, e os interessados não vão sossegar, mesmo que judicializem o processo.

Continua após os links

As denúncias são os catalisadores principais para o surgimento das CPIs. Questões como a arrecadação de impostos, a violência doméstica, a poluição ambiental e a saúde pública são temas que frequentemente movem as peças nesse tabuleiro de investigações.
A Câmara Legislativa, através de seus deputados distritais, tem demonstrado comprometimento com esses temas, bem como com outras questões já debatidas e concluídas nesta legislatura, como a CPI de 08 de Janeiro.
Neste jogo de xadrez político, cada movimento é calculado, e cada CPI proposta representa uma nova estratégia para enfrentar os desafios sociais e políticos que afetam a população do Distrito Federal.
*Helio Rosa é jornalista e MBA em Administração Pública. Escreve toda quarta-feira para a coluna “O Xadrez da Política” do BSB TIMES.

A opinião dos nossos colunistas não configura a posição política deste portal de notícias!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui