Todo mundo sabe que o pó de café é o grão de café moído, certo?
Certo para algumas marcas, errado para outras. Seja por má fé ou por descuido, nem todas as marcas de café – e quase nenhuma das que você compra no supermercado – são totalmente puras.
Essa é uma notícia preocupante para quem quer beber um café de verdade.
Para você ter uma dimensão do problema, sempre uso essa imagem: quando você vai ao sacolão você não escolhe frutas com defeitos, certo?
No caso do café, que é um fruto, o consumidor final não tem acesso ao produto fresco: você compra o produto, que já passou pelo processo de escolha dos grãos, colheita e torrefação.
Na fase de moer, quando tudo vira pó, os defeitos e as impurezas ficam imperceptíveis a olho nu. E assim, as marcas de má-fé, enganam o consumidor.
Mas existem formas de você não comprar coisa de má qualidade. No final dessa postagem falamos como!
Agora, uma lista das purezas e defeitos que você encontra em um café de baixa qualidade.
Soja, Milho e Cevada
Não é incomum a Embrapa , a Abic ou algum outro órgão de análise da qualidade de café encontrar, misturado ao grão de café moído resquícios de soja, milho ou cevada moída. Não se engane: isso é má-fé da marca que comercializa esse determinado café. Explico o porquê:
Um saca de 60 quilos de café custá em média uns 300 reais. Já a saca de milho, com o mesmo peso, custo 20 reais. Adulterando a saca de café com milho, temos um produto mais barato vendido ao preço normal do café.
Ou seja, a questão aqui é práticas ruins para aumento de lucros.
Cascas e paus
Encontrar cascas e paus em pós de café, diferente dos exemplos acima, é uma questão de má administração da torra.
Esses são detritos provenientes da própria plantação de café e sua presença é o resultado de um trabalho mal feito na hora de separar o grãos dessas impurezas.
Café verde
O café verde não é considerado uma impureza, afinal, trata-se de café. Na nomenclatura atual, a presença de café verde no pó de café é visto como um defeito.
A sua presença é o resultado de uma colheita feita antes da hora. Na xícara fica um sabor mais amargo
Café preto
O café preto é o nome que se dá ao café colhido depois da hora certa e que ficou em contato com o solo durante muito tempo.
Estamos falando aí de um grão que não só já está deteriorando como também está fermentando, o que apresenta riscos para a saúde.
COMO NÃO COMPRAR CAFÉ IMPURO E COM DEFEITOS
Como o consumidor não está lá nas plantações, a única forma é ler no rótulo as informações. Procure pelo selo de pureza e pelo selo de qualidade gourmet.
Essa é a única forma de garantir que o café bebido por você será perfeito.
FONTE: SITE VILLA CAFE