Acervo em Expansão” – SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA


A Secretaria de Cultura e Economia Criativa lança, nesta quinta-feira (3/4), às 19h, a exposição “Mulheres Artistas: Acervo em Expansão”, em alusão às celebrações da luta e das conquistas das mulheres. O evento ocorre no Mezanino do Museu Nacional da República e vai até o dia 25 de maio, obedecendo ao horário de funcionamento do espaço.

 

Composta exclusivamente por obras de mulheres artistas brasileiras ou baseadas no país que integram o acervo do Museu Nacional da República, Museu de Arte de Brasília e Memorial dos Povos Indígenas, a exposição apresenta ainda a produção de três artistas convidadas: Nita Monteiro (RJ), Ros4 Luz (DF) e Verena Smit (SP), que passarão a integrar o acervo do Museu.

 

De acordo com a curadora Fran Favero, a mostra resulta de uma análise do acervo do Museu, em que somente 20% dos artistas de sua coleção são mulheres e entre elas, apenas uma é mulher trans, o que não representa uma situação específica, mas um reflexo estrutural do sistema artístico. As novas aquisições ao acervo buscam garantir maior igualdade, representatividade e diversidade de linguagens para esta importante coleção.

 

Para Fran Favero, nesta mostra o protagonismo feminino em “imaginar a si e ao mundo é entendido como gesto de resistência e de potencial questionamento dos cânones historicamente construídos, calcados em valores patriarcais e coloniais”. Com esta finalidade, serão apresentadas obras produzidas da década de 1950 até a atualidade de 34 artistas, englobando múltiplas linguagens, como pintura, gravura, fotografia, escultura, instalação, arte têxtil, vídeo, entre outras propostas em multimeios.

 

O percurso expositivo conta com obras de artistas centrais para a construção da arte brasileira, como Anita Malfatti e Tomie Ohtake Inclui artistas baseados no Distrito Federal, como Betty Bettiol e Marianne Peretti, figuras fundamentais para a arte brasiliense, e artistas em atuação mais recente. Destaca a produção de mulheres trans, com obras de Élle de Bernardini e Ros4 Luz, além de trazer o ponto de vista de mulheres indígenas com Carmézia Emiliano, do povo Macuxi, e Conceição dos Bugres.

 

Confira as datas e horários:

 

Abertura:

Dia 3/4 (quinta-feira), às 19h

 

Demais dias:

De terça a domingo

Horário: Das 9h às 18h30

Entrada gratuita



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui