José Dumont, condenado por pedofilia, teve 95% de sua participação excluída da novela exibida à tarde
A Globo decidiu cortar 95% das cenas do ator José Dumont na reprise da novela Terra Nostra, exibida originalmente em 1999 e atualmente de volta à grade vespertina da emissora. Dumont interpretava Batista, um dos personagens da trama.
De acordo com a coluna Outro Canal, quase todos os diálogos do ator foram retirados. Apenas uma fala foi mantida, considerada essencial para o desenvolvimento do enredo. O objetivo da emissora foi reduzir ao máximo a presença do ator condenado.
José Dumont foi preso em 2022 por armazenar fotos e vídeos de pornografia infantil. À época, também foi acusado de manter uma relação com um menor de idade. Ele foi condenado a um ano de prisão em regime aberto.
Desde a prisão, o ator não voltou a atuar na Globo. Sua participação em obras anteriores exibidas pela emissora passou a ser revista e, em casos de reprise, editada.
Em Terra Nostra, Dumont tinha papel relevante na história, mas a emissora optou por preservar o andamento da narrativa ao mesmo tempo em que minimizou a exposição do ator.
A medida reflete uma postura da Globo em casos de artistas condenados por crimes graves, com o objetivo de evitar que sua presença em novelas antigas comprometa a imagem da emissora e de seus produtos.





