Brasil e EUA iniciam negociações técnicas após encontro entre Lula e Trump

Primeira reunião ocorreu na Malásia e marcou o início das tratativas para reduzir tarifas impostas por Washington a produtos brasileiros

O Itamaraty divulgou, nesta segunda-feira (27.out.2025), a primeira imagem oficial da reunião técnica entre negociadores do Brasil e dos Estados Unidos, realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, para discutir o tarifaço aplicado por Washington a exportações brasileiras. O encontro ocorre logo após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump (Partido Republicano).

Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o objetivo do diálogo é iniciar a construção de um acordo comercial capaz de reverter as medidas tarifárias impostas pelo governo norte-americano. Participaram da reunião, pelo lado brasileiro, o chanceler Mauro Vieira, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa, e o assessor adjunto da Assessoria Internacional, Audo Faleiro.

Os Estados Unidos foram representados pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, e pelo representante de Comércio, Jamieson Greer. Ficou acertado que uma comitiva brasileira viajará a Washington no início de novembro para dar continuidade às negociações. Entre os cotados para liderar a missão estão os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Geraldo Alckmin (Indústria, Comércio e Serviços).

Expectativa de avanço rápido

Após o encontro, Lula afirmou que acredita em um “entendimento rápido” entre os dois países.

“Estou convencido de que em poucos dias teremos uma solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil. Volto satisfeito e certo de que tudo vai dar certo para o povo brasileiro”, declarou o presidente.

Trump, por sua vez, manteve tom cauteloso.

“Tivemos uma ótima reunião. Vamos ver o que acontece. Eles gostariam de fechar um acordo, mas no momento ainda estão pagando 50% de tarifa”, afirmou a jornalistas, antes de embarcar para o Japão.

De acordo com fontes do Planalto, o governo brasileiro espera compreender melhor as exigências da Casa Branca na próxima rodada de negociações. A expectativa é que, com a aproximação entre Lula e Trump, as relações comerciais bilaterais avancem após meses de tensão diplomática.

#BrasilEUA #Lula #Trump #AcordoComercial #Itamaraty #Tarifaço #Economia

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui