Ministro aparece em planilhas da “Farra do INSS” com codinome “Yasser”

Ex-ministro José Carlos Oliveira é citado em mensagens e planilhas que indicam pagamentos indevidos ligados à Conafer

O ex-ministro da Previdência José Carlos Oliveira, que integrou o governo Jair Bolsonaro, foi identificado com os codinomes “São Paulo” e “Yasser” em planilhas e mensagens obtidas pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto. A investigação apura o desvio de valores por meio de descontos associativos irregulares em contracheques de aposentados do INSS.

Segundo a PF, uma planilha de fevereiro de 2023 registra um repasse de R$ 100 mil para “São Paulo Yasser”. Na época, Oliveira não ocupava mais cargo no governo, mas seu sócio, Edson Yamada, era diretor de benefícios do INSS e responsável por assinar acordos que permitiam os descontos diretos. A Conafer é apontada pelos investigadores como responsável por desviar R$ 640,9 milhões.

Mensagens interceptadas mostram Oliveira agradecendo supostos pagamentos indevidos ao operador financeiro da entidade. Na quinta-feira (13/11), o ex-ministro foi alvo de busca e apreensão autorizada pelo ministro André Mendonça, do STF, e passou a usar tornozeleira eletrônica. Três ex-dirigentes do INSS foram presos na mesma operação.

Oliveira, que se converteu ao islamismo e adotou o nome Ahmed Mohamed Oliveira, já havia mencionado sua vinculação religiosa e defesa da causa palestina em depoimento à CPMI do INSS. À época, negou envolvimento em qualquer esquema de fraude e afirmou que o povo palestino é “vítima do Hamas”.

O ex-ministro ingressou no INSS por concurso em 1985, foi superintendente em São Paulo e presidiu o órgão antes de assumir o Ministério da Previdência em 2022. A defesa dele nega irregularidades.

As investigações continuam sob sigilo, e os envolvidos ainda não foram formalmente denunciados.

#INSS #OperaçãoSemDesconto #JoséCarlosOliveira #Conafer #PolíciaFederal #Previdência #CPMI #STF #Brasil #Investigação


website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui