Encontro com indicado ao STF irritou bancada e foi suspenso após pressão interna
Dirigentes do PL cancelaram um almoço do bloco Vanguarda — formado pelo PL e pelo Novo — com o advogado-geral da União e indicado ao STF, Jorge Messias. A reunião havia sido articulada pela senadora Eudócia Caldas (PL-AL), mas sofreu resistência imediata dentro da própria sigla.
Parlamentares ouvidos afirmaram que a iniciativa da senadora desagradou integrantes do partido, que ameaçaram esvaziar o encontro caso ele fosse mantido. Segundo eles, o gesto foi interpretado como uma tentativa de ajudar a candidatura de Messias ao Supremo por meio de aliados do governo.
O líder da oposição no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), disse que Messias deveria concentrar articulações entre governistas. “Ele tem que buscar voto na base do governo. Não tem que perder tempo com a oposição”, afirmou.
O único senador do Novo, Eduardo Girão (CE), também confirmou o cancelamento do evento. O desconforto ampliou tensões recentes envolvendo a família Caldas, que se aproximou do governo Lula nos últimos meses.
Esse movimento incluiu a indicação de Marluce Caldas, tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), para o Superior Tribunal de Justiça. As tratativas abriram espaço para especulações sobre possível saída de JHC do PL rumo a uma sigla aliada do governo, embora ele tenha se comprometido a permanecer no cargo até o fim do mandato.
#PL #Senado #JorgeMessias #STF #oposição #EudóciaCaldas #JHC #política #Congresso #Lula






