Manobras simulam bloqueio estratégico da ilha e ampliam tensão regional; Taiwan relata grande movimentação aérea e naval chinesa
A China lançou foguetes ao redor de Taiwan pelo segundo dia consecutivo de exercícios militares, nesta terça-feira (30/12). As manobras simulam um bloqueio de áreas estratégicas da ilha e incluem ataques a alvos no mar, segundo autoridades taiwanesas.
O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan informou ter detectado 130 aeronaves chinesas operando na região. De acordo com o governo local, 90 dessas aeronaves cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan e ingressaram nas Zonas de Identificação de Defesa Aérea (Adiz) nas regiões norte, centro, sudoeste e leste da ilha.
Além da movimentação aérea, Taiwan registrou a presença de 14 embarcações da Marinha chinesa ao redor do território. Segundo Taipé, as forças mobilizadas pertencem ao Exército de Libertação Popular (ELP), braço armado da China.
O ministro da Defesa de Taiwan, Wellington Koo, afirmou em publicação na rede social X que as ações chinesas são provocativas e representam ameaça à estabilidade regional e ao tráfego civil internacional.
Já o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, declarou que os exercícios têm caráter punitivo e de dissuasão contra o que chamou de “forças separatistas que buscam a independência de Taiwan”.
A escalada ocorre em meio ao aumento das tensões no Leste Asiático, agravadas recentemente após declarações da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, que afirmou que Tóquio reagiria militarmente a um eventual avanço chinês sobre Taiwan. A fala provocou uma série de reações diplomáticas entre China e Japão.
O cenário também é influenciado pela decisão dos Estados Unidos de aprovar um pacote de venda de armas a Taiwan avaliado em mais de US$ 11,1 bilhões, considerado o maior já destinado à ilha. O acordo inclui obuseiros autopropulsados, sistemas de foguetes de alta mobilidade, mísseis guiados e equipamentos para redes táticas, medida que foi criticada oficialmente por Pequim.
Quer ficar por dentro do que está acontecendo?
Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas:
https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj
Aproveita e segue os perfis dos Portais Associados no Instagram:
https://www.instagram.com/bsb.times/
https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/
https://www.instagram.com/eixocapitaldf/
https://www.instagram.com/bsbem.dia/
#China #Taiwan #Geopolitica #Asia #Defesa #ExerciciosMilitares #RelacoesInternacionais #SegurancaGlobal #EUA #bsbtimes







