Nesta terça-feira (3), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 17ª DP, deflagrou operação policial visando desarticular duas organizações criminosas distintas dedicadas à prática do golpe conhecido como “falso advogado”.
As investigações tiveram início em julho do ano passado quando dois moradores de Taguatinga/DF receberam contatos de supostos advogados, os quais tinham os dados de seus processos e solicitaram supostas taxas para liberação de valores. Na época, as vítimas transferiram R$ 30 mil e R$ 50 mil para os autores.
Constatou-se que os autores tinham acesso à senha de advogados e consultavam processos no âmbito do TJFDT e da Justiça Federal para dar autenticidade aos golpes. Inicialmente o grupo conseguia acesso aos e-mails dos advogados por meio de senhas vazadas na internet e posteriormente fazia a recuperação de senha no PJE e então assumia os acessos aos sistemas de consultas judiciais.
Após a apuração em inquéritos policiais distintos foram identificados dois grupos de estelionatários oriundos da Zona Leste da Capital Paulista, sendo decretadas cinco prisões preventivas e expedidos dez mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos na presente data em São Paulo/SP, junto com ordens de sequestro de valores.
Os autores irão responder pelos crimes de estelionato (fraude eletrônica), lavagem de capitais e organização criminosa, ficando à disposição da Justiça após o cumprimento das ordens.






