Carnaval 2026: PCDF atua de forma integrada para proporcionar segurança durante a folia

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) atuará de forma integrada e estratégica para proporcionar uma festa segura e tranquila aos foliões durante o Carnaval 2026 na Cidade da Segurança Pública. A Instituição estará presente no estacionamento da Torre de TV, entre os dias 13 e 18 de fevereiro. Cerca de 60 blocos participarão da programação, e a expectativa é de que mais de 2 milhões de pessoas participem das festividades.

Para assegurar atendimento ágil à população, a PCDF disponibilizará uma Delegacia Móvel, destinada ao registro de ocorrências policiais e termos circunstanciados. No local, também funcionará uma Unidade Técnica de Atendimento Móvel (Utam), com capacidade para realização de perícias papiloscópicas, sob supervisão do Instituto de Identificação (II).

O Instituto de Criminalística (IC) atuará na produção de laudos preliminares relacionados a substâncias entorpecentes, e o plantão do Instituto Médico-Legal (IML) será reforçado durante todo o período do evento.

Equipes da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), bem como das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam I e II), realizarão ações de orientação e distribuição de material institucional na Rodoviária do Plano Piloto, com foco na prevenção de crimes contra a dignidade sexual e outras formas de violência.

Além disso, equipes tático-operacionais, de todos os departamentos da PCDF, estarão em campo e de sobreaviso durante todo o período festivo, para prestar apoio às unidades móveis da Cidade da Segurança Pública.

A PCDF também reforçará os plantões dos institutos do Departamento de Polícia Técnica (IML, II e IC) e das Centrais de Flagrante (Ceflags), nas seguintes unidades: 5ª DP (área central de Brasília), 1ª DP (Asa Sul), 3ª DP (Cruzeiro e Sudoeste), além das demais regiões administrativas, com atenção especial às áreas de eventos carnavalescos. A Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA I) e as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam I e II) também contarão com reforço de efetivo.

O planejamento estratégico-operacional da Polícia Civil do Distrito Federal para o Carnaval 2026 tem como objetivo coibir a prática de quaisquer modalidades criminosas nas áreas de eventos e imediações, especialmente roubos e furtos, inclusive de veículos e residências, tráfico e uso de substâncias entorpecentes, além de condutas que possam representar risco à segurança e à ordem pública, garantindo um carnaval pacífico à população.

 

Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação





Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui