As castas na Índia.

Como surgiram as castas?
Mesmo com proibição por lei, sistema de castas continua a existir na Índia  - Portal Ternura FM de Ibitinga
Manusmriti, considerado o livro mais importante e autorizado sobre a lei hindu e datado de pelo menos mil anos antes do nascimento de Jesus Cristo, “reconhece e justifica o sistema de castas como a base da ordem e da confiança na sociedade”.
O sistema de castas divide os hindus em quatro categorias principais: Brahmins, Kshatriyas, Vaishyas e Shudras. Muitos acreditam que os grupos se originaram de Brahma, o deus hindu da criação. No topo da ordem hierárquica estavam os brâmanes, que eram principalmente professores e intelectuais; acredita-se que eram descendentes de Brahma. Então, vieram os Kshatriyas ou os guerreiros e governantes, supostamente de seus braços. Em terceiro, os Vaishyas, ou mercadores, que foram criados a partir de suas coxas. E, por último, os Shudras, que vieram dos pés de Brahma e faziam todos os trabalhos braçais.
As castas principais foram divididas em cerca de 3.000 castas e 25 mil sub-castas, cada uma com base em sua ocupação específica. Fora desse sistema de castas hindu estavam os Achhoots, os Dalits ou os Intocáveis.
Como funciona o sistema de castas?
Durante séculos, a casta ditou quase todos os aspectos da vida religiosa e social hindu, com cada grupo ocupando um lugar específico nessa hierarquia complexa. As comunidades rurais estão organizadas há muito tempo com base nesse sistema. As castas superiores e inferiores quase sempre viviam em colônias segregadas, poços de água não eram compartilhados, os brâmanes não aceitavam a bebida dos shudras e só se podia casar dentro de sua própria casta.
O sistema concedeu muitos privilégios às castas superiores, enquanto permitia a repressão das castas inferiores pelos grupos privilegiados. É um sistema muitas vezes criticado por ser injusto e regressivo.
castas - Getty Images - Getty Images
No entanto, apesar dos obstáculos, alguns dalits e outros indianos de castas inferiores, como BR Ambedkar, autor da Constituição indiana, e KR Narayanan, que se tornou o primeiro presidente dalit do país, passaram a ocupar cargos de prestígio no país. Isso foi possível porque, de acordo com os historiadores, até o século 18 as distinções formais de castas eram de importância limitada, as identidades sociais eram muito mais flexíveis e as pessoas podiam facilmente passar de uma casta para outra.
Um novo estudo revelou que os governantes coloniais britânicos estabeleceram limites rígidos que tornaram as castas a característica social definidora da Índia quando usaram censos para simplificar o sistema. O objetivo era criar uma sociedade única com uma lei comum que pudesse ser facilmente governada.
FONTE: VORTEXMAG
website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui