
Local ainda não foi anunciado; Varsóvia chama a notícia de “ótima”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (17) que há progresso para instalar uma base do Exército americano na Polônia. Atribuíu o passo à “liderança ousada” do presidente Karol Nawrocki e escreveu na Truth Social que o local, se confirmado, será anunciado “muito em breve”.
Leia também:
Não houve reação imediata de Nawrocki. O chefe da chancelaria presidencial, Zbigniew Bogucki, classificou a notícia como “ótima para a Polônia” e ligou o anúncio ao 87º aniversário da invasão soviética, citando a “natureza predatória” da Rússia de Putin.
A Polônia cobra presença maior da Otan no flanco leste desde a invasão da Ucrânia, em 2022. Hoje as tropas dos EUA no país operam em regime de rodízio, não em base permanente.
Leia também:
Em junho, o ministro da Defesa Wladyslaw Kosiniak-Kamysz disse que o Pentágono estava aberto à oferta polonesa, mas que não havia decisão. O encontro com Pete Hegseth, em Bruxelas, coincidiu com a revisão americana da presença militar na Europa.
A postagem de Trump antecipa um endereço que o Departamento de Defesa ainda não fechou em público. Base permanente muda o mapa; postagem em rede social ainda não cava fundação.
Varsóvia celebra o recado. Washington marca “em breve”. O endereço continua em branco.
#DonaldTrump #Polonia #OTAN #Russia #KarolNawrocki #EUA





