Entendendo o Islã e as suas divisões

Atualmente, o Islã é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países e compreende mais de um bilhão de fiéis.

Pode ser uma imagem de texto que diz "Divisões do Islã Contemporaneo Muçulmanos EM1437/2016) 1,7BILHO PESSOAS Sunitas 90% DOSMUCU 1,5BILHOES Xiitas %DOSMUCULMANOS badis MEN1 Ortodoxos DOSSUNITAS Modernistas MENOSDE1% ortodoxos 10%DOSSUNITAS Zaydi fari Indiferentes DOSSUNITAS Isma 'ili Hanafi 50% Salafi-Wahhabi DOS -ORTODOXOS Shafi'i 25% Filiados ordens Irmandade Mulçumana ORTODOXOS Malikis 20% Extremistas Salafi-Wahhabi Hanbali HISTÓRIA ISLÂMICA Terroristas Takfiris 150.000 COMBATENTES FONTE: THINKINGPERSONS GUIDE TISL HEESSENCE ISLAMIN TWELVE VERSESROM QURAN PRINCIPE GHAZI IBN MUHAMMAD"

Ao lado do Cristianismo e do Judaísmo, o Islamismo é uma das três grandes religiões monoteístas, ou seja, acreditam na existência de um único Deus. A palavra Islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). O livro sagrado do Islamismo é o Alcorão, que consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Os seguidores da religião são conhecidos como muçulmanos.

Os sunitas são a grande maioria, mais de 80% dos muçulmanos no mundo. Os xiitas são maioria apenas no Irã, Iraque e Azerbaidjão, nos dois primeiros os presidentes são dessa ramificação. Os alauítas são uma variação moderada dos xiitas, presentes, sobretudo na Síria, tendo o presidente Bashar al-Assad como um dos seus seguidores.

Após a morte do profeta Maomé, em 632, criou-se a figura do califa, ou seja, o líder da comunidade muçulmana no mundo. A divisão do Islã entre sunitas e xiitas, remonta ao século VII e tem origem na disputa sobre a sucessão do profeta. Os sunitas defendem que o chefe do Estado muçulmano (califa) deve reunir virtudes como honra, respeito pelas leis e capacidade de trabalho, porém, não acham que ele deve ser infalível ou impecável em suas ações.

Os xiitas acreditam que a chefia do Estado muçulmano deve ser ocupada por alguém que seja descendente do profeta Maomé ou com parentesco com Ele. Afirmam que o chefe da comunidade islâmica, o Imã, é diretamente inspirado por Alá, sendo, por isso, um ser infalível.

FONTE:  REDAÇÃO BSB TIMES

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui