Estudo revela predisposição genética a casos graves de Covid-19 pela 1ª vez

Uma equipe liderada por pesquisadores da Faculdade de Biologia e Biotecnologia da  Higher School of Economics University, na Rússia, desenvolveu o primeiro estudo que revelou que casos graves de Covid-19 podem estar relacionados a uma herança genética na identificação do Sars-CoV-2 nas células.

Publicada no periódico Frontiers in Immunology, a pesquisa mostrou que a predisposição genética está associada ao sistema de imunidade das células T, um dos principais mecanismos de defesa do corpo contra o vírus. A apresentação do elemento estranho nas células (antígeno) é importante para a ativação dos linfócitos T, responsáveis por matar as células infectadas pelo vírus.

As moléculas de antígenos de leucócitos humanos classe I (HLA-I) são o grupo de moléculas encarregadas de identificar e distinguir tudo aquilo que é do próprio corpo do que é externo a ele. Presentes na superfície de todas as células, seis moléculas dos HLA-I formam um conjunto único para cada indivíduo, que é determinado a partir dos genes recebidos pelos seus pais.

Isso significa que o conjunto de HLA-I que detecta bem o vírus pode agir na destruição das células infectadas de maneira mais rápida e efetiva. Caso contrário, um quadro grave da doença é mais provável de se desenrolar. O que os cientistas investigaram foi a possível conexão direta entre a gravidade da doença e o desempenho dos HLA-I na identificação do Sars-CoV-2.

Eles montaram um modelo para avaliar essa relação e analisaram genótipos de mais de 100 pacientes que sofreram de Covid-19, além de mais de 400 pessoas saudáveis (que formaram o grupo controle).

A análise funcionou com base em um sistema de pontuação: quanto menor a capacidade dos alelos HLA-I em apresentar o Sars-CoV-2 às células, mais pontos o participante do estudo recebia. Além da população de Moscou, na Rússia, os pesquisadores usaram o modelo em uma amostra de pacientes em Madri, na Espanha.

Em ambas as avaliações, a contagem de pontos de pessoas que evoluíram para quadros graves da doença foi significativamente maior do que a de pacientes com casos moderados e leves. Os pesquisadores concluíram que a pontuação de risco obtida pelo modelo estabelecido se mostrou altamente eficaz e precisa para prever a gravidade da Covid-19.

“Além das correlações descobertas entre o genótipo e a gravidade da Covid-19, a abordagem sugerida também ajuda a avaliar como uma certa mutação [do vírus] pode afetar o desenvolvimento da imunidade de células T”, diz Alexander Tonevitsky, pesquisador da Faculdade de Biologia e Biotecnologia da HSE University, em comunicado. “Poderemos, por exemplo, detectar grupos de pacientes para os quais a infecção com novas cepas de Sars-CoV-2 pode levar a formas mais graves da doença”, completa.

FONTE: REVISTA GALILEU
website average bounce rate

15 COMENTÁRIOS

  1. Bộ sưu tập đầy đủ tất cả những dòng loa Bluetooth đến từ JBL bao gồm loa di động chạy bằng pin với cổng bass và loa Bluetooth sử dụng pin sạc để bạn có thể …

  2. Dr. Veysel Taner Budak ve alanında uzman kişilerden oluşan bilim-kurulu üyeleri ile yapılan sağlam AR GE çalışmaları sonucun-da üretilen toplamda 8 çeşit Doctorem ürüne sahibiz. Üstelik bu ürünlerin her-biri kişinin birçok farklı açıdan günlük ihtiyacını karşılayabiliyor.

  3. Thetahealing® tekniği, artık bize hizmet etmeyen ve ihtiyacımız olmayan blokajlarımızı anda dönüştürdüğümüz meditasyona dayalı bir yöntemdir. Geçmiş deneyimlerimizin bizde yarattığı olumsuz durumları, engelleri, blokajları hızlıca yapılandırır. Kendi istediğimiz hayatı kurabilmemize yardımcı olur.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui