Nesta quarta-feira (15/9) a máxima poderá atingir 35ºC e a mínima, 11ºC no Distrito Federal. A umidade relativa do ar fica em torno dos 15%
Com sol forte, umidade baixa e aumento das temperaturas, a população deve redobrar os cuidados de hidratação e proteção da pele. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura para esta quarta-feira (15/9) deve chegar à casa dos 35°C. A mínima foi de 11°C.
A chuva é cada vez mais aguardada pelos brasilienses. Mas, de acordo com o meteorologista Olívio Bahia, o Distrito Federal tende a permanecer seco e quente nos próximos dias. “Queria falar algo diferente, mas está complicado. Para o DF a temperatura continua alta e as taxas de umidade baixas. Por isso, é muito importante redobrar os cuidados nas horas mais quentes do dia”, ressaltou o profissional.
A umidade relativa do ar continua abaixo dos 30% recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para esta quarta-feira (15/9) o índice deve variar entre 75% (máxima) e 15% (mínima). Olívio relembra que beber bastante líquido, passar protetor solar e evitar queimadas são dicas essenciais para quem mora na capital do país.
“Como a névoa seca vai perdurar, não podemos esquecer que existe poluição, poeira e grandes chances de queimadas. Por isso vale lembrar que jogar bitucas de cigarro, fazer fogueiras, queimar alguma vegetação pode gerar um acidente. A natureza não funciona da forma que a gente quer”, destacou o meteorologista do Inmet. Além disso, os ventos no DF ficam com intensidade fraca e moderada.
Saiba como se proteger
-Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;
-Procure manter o corpo sempre bem hidratado;
-Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
-Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;
-Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;
-Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;
-Aproveite o vapor produzido pela água durante o banho para lubrificar as narinas;
-Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos de dormir;
-Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas;
-Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis cortinas e carpetes;
-Procure não usar vassouras que levantam o pó por onde passam. Dê preferência para aspiradores ou panos úmidos;
-Ligue ventiladores de teto no modo “exaustor”, com ar direcionado para cima. Ligados para baixo, no modo “ventilação”, levantam a poeira que se mistura no ar.
Rafaela Martins, Correio Braziliense