Por Tiago Lucero para o BSB Times
Motos scrambler foram as primeiras fora-de-estrada do mundo do motociclismo. Primeiramente adaptações de brats feitas por entusiastas nos anos 1950 logo os fabricantes começaram a copiar as ruas e fazer suas próprias versões.
Com o tempo as scramblers se ‘especializaram’, se tornaram o que conhecemos hoje como as OFF Road, Trial, Trails e Big-trails, etc. Mas parece que nesse processo perderam muito do seu ‘espírito’ original.
Quem primeiro percebeu isso foi a Ducati, que há 15 anos renasceu o estilo original com ar de ‘adaptado’ de sua Scrambler 800.
Na sequencia vieram a Triumph Street Scrambler (na base da Street twin, versão moderna para a cidade da histórica Bonneville T100), a Yamaha veio de SCR950 e para não ficar de fora a Honda lançou sua CL500.
Uma coisa típica das scrambler é serem adaptações, no caso da CL500 da Honda a adaptação foi inusitada: veio de uma custom, a Rebel 500.
Sucesso no exterior pelo seu apelo hipster, a customzinha ofereceu quadro, peças, painel e motor que, aliás é um velho conhecido da gente aqui no Brasil, equipa as CB500, CBR500 e CB50x.
- Motor – 471cc com 45,56HP e 43,3Nm de torque.
- Pneus – 110/80R19M/C 59H na frente e 150/70R17M/C 69H atrás
- Suspenção – Forquilha telescópica de 41mm, 150mm de curso na frente e Dois amortecedores com 45mm, braço oscilante em tubo redondo, 5-posições de ajuste de pré carga atrás.
- Dimensões – 2175mm x 830mm x 1135mm
- Altura do acento – 790mm a altura de uma Twister 250, os baixinhos (como eu) agradecem)
- Combustível – 12L
- Peso – 191kg
- Consumo – 26.5 km/l (na mão pesada, dizem que faz mais de 30)
Previsões para o Brasil? Para variar, nenhuma!
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