O Halloween, que é chamado de Dia das Bruxas no Brasil, é uma festa que acontece todo ano em 31 de outubro. A palavra Halloween é uma mistura das palavras “hallow”, que significa “santo”, e “eve”, que significa “véspera”. Por isso, a festa acontece na noite antes do Dia de Todos os Santos.
A origem dessa festa é bem antiga, lá atrás, mais de 3 mil anos atrás, com um povo chamado celtas. Eles acreditavam em muitos deuses ligados à natureza. O Halloween era uma parte do festival deles, chamado Samhain, que durava três dias e começava em 31 de outubro. Era uma festa para celebrar o fim do verão e o início do novo ano deles, que começava em 1 de novembro.
Eles acreditavam que nessa época do ano, os mortos podiam voltar à vida e possuir os corpos dos vivos. Então, usavam fantasias e faziam festas com coisas assustadoras para espantar esses maus espíritos.
Com o tempo, a Igreja não gostou muito da festa e começou a condená-la. Eles mudaram o Dia de Todos os Santos de 13 de maio para 1 de novembro, para tirar o foco do Halloween.
Mais tarde, quando as pessoas foram para os Estados Unidos, a tradição continuou. Lá, as crianças se vestem com fantasias e vão de casa em casa dizendo “doce ou travessura?” para ganhar doces. Eles decoram casas com coisas assustadoras como bruxas, caveiras e abóboras com velas dentro.
Então, mesmo que o Halloween não seja uma festa tradicional no Brasil, muitas pessoas começaram a comemorá-la por influência dos Estados Unidos. Hoje em dia, você pode encontrar festas e decorações relacionadas ao Halloween em várias partes do Brasil, principalmente em escolas de idiomas e em festas com temas diferentes.
No Brasil, também temos o Dia do Saci no mesmo dia do Halloween, uma festa que celebra uma figura do nosso folclore, o Saci. É uma maneira de valorizar a nossa cultura. Portanto, o Halloween é uma festa divertida e um momento de comemoração que se espalhou por muitos lugares ao redor do mundo.