MJSP apresenta balanço da GLO nos aeroportos e operações de fronteira

Desde o lançamento, em 1º de novembro, foram apreendidas 56 toneladas de drogas e presas 432 pessoas; valor apreendido de ativos ilícitos passa de R$ 48 milhões

FONTE: Ministério da Justiça e Segurança Pública

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou, nesta quinta-feira (21), o balanço da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP). E, também, nos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí (RJ) e Santos (SP).

O ministro Flávio Dino participou do anúncio, ao lado do Secretário-Executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, do secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e dos diretores da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e da Polícia Rodoviária Federal, Fernando Oliveira.

De acordo com os dados, foram apreendidas 56 toneladas de drogas, e, também, R$ 48 milhões em ativos ilícitos. Além disso, foram presas 432 pessoas. O trabalho incluiu fiscalização em 3.853 embarcações e 78.808 veículos. Por fim, 86.863 passageiros passaram por revista das autoridades.

 

Decreto

O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de novembro passado, em cerimônia no Palácio do Planalto. A estratégia incluiu plano de modernização de atuação das Polícias Federal, Rodoviária e Penal, e do Exército, da Aeronáutica e da Marinha, para ampliar a atuação em fronteiras, portos e aeroportos brasileiros. O decreto da GLO vai valer até maio de 2024 e poderá ser prorrogado, caso seja necessário.

Segundo Lula, o Governo Federal vai participar ativamente para ajudar os governos dos estados a combater o crime organizado, o tráfico de drogas e o tráfico de armas. O decreto estabelece a criação de uma operação integrada, mas não substitui as polícias estaduais, que terão as competências preservadas.

Divulgação MJSP
website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui