Período vai até 9 de fevereiro; provas marcadas para 5 de maio em 220 cidades
As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, serão iniciadas nesta sexta-feira (19), conforme divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Os candidatos têm até o dia 9 de fevereiro para se inscrever, com as provas programadas para o dia 5 de maio em 220 cidades, abrangendo todas as Unidades da Federação.
Para efetuar a inscrição, os interessados devem acessar a página do gov.br. Durante o processo, é necessário escolher entre as oito opções de blocos temáticos, cada um agrupando carreiras com semelhanças entre si. A divulgação dos resultados está prevista para 3 de junho, com os resultados finais em 30 de julho.
Veja também:
O Botafogo goleou o Capital por 4 a 0, na noite desta quarta-feira (30) no estádio Nilton Santos, e encaminhou a classificação para as oitavas de final da Copa do…
O Senado aprovou nesta quarta-feira (30) projeto de lei que altera a lei da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O texto muda o percentual exigido de…
Durante a sessão deliberativa, os senadores deram aval a mudanças na Lei Aldir Blanc e aprovaram percentual mínimo de cacau em chocolates brasileiros. Nesta quarta-feira (30), os parlamentares também aprovaram…
Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (30), o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) manifestou preocupação com denúncias envolvendo a atuação do Banco da Amazônia. Segundo ele, servidores da instituição e pequenos…
Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (30), a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) defendeu a aprovação do PL 854/2025, projeto de lei de sua autoria que dispensa da exigência de reserva…
A reserva de vagas para negros em concursos federais pode aumentar de 20% para 30%. É o que prevê o PL 1.958/2021, aprovado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), nesta…
Assinatura de termo ocorreu durante o I Fórum RIDE-DF, em Brasília Durante o I Fórum RIDE-DF, realizado nesta quarta-feira (30) no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), o ex-prefeito de Valparaíso…
Os recursos dos fundos constitucionais de financiamento regional poderão ser usados em atividades ligadas à economia criativa. É o que estabelece a Lei 15.130, de 2025, sancionada pelo presidente Luiz…
Durante discurso no Plenário do Senado nesta quarta-feira (30), a senadora Dra. Eudócia (PL-AL) defendeu a criação de uma política pública para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas…
Campanha destaca a importância da educação para um trânsito mais seguro Valquíria Cunha/Ascom Detran-DF (Brasília, 30/04/25) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com o DER,…
O modelo de inscrição por blocos temáticos, destacado pelo secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Cardoso, amplia as opções de escolha, levando em consideração a vocação e o perfil profissional de cada candidato. O CPNU abrange 80 carreiras em mais de 20 órgãos públicos do governo federal, com inscrições de R$ 60 para o nível médio e R$ 90 para o nível superior. Há isenção para inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, bolsistas do Prouni, e inscritos no Fies.
A distribuição de vagas inclui 6.640 oportunidades em órgãos federais, com destaque para MGI, Ministério do Trabalho e Emprego, Incra, IBGE, Funai, e Ministério da Saúde. O concurso reserva percentuais para cotas específicas, contemplando candidatos com deficiência, candidatos negros, e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para candidatos de origem indígena.
Veja também: