Jovem trans desafia estigma e sonha em servir o Exército: “Não posso ter medo”

Imagem: Metrópoles

Em entrevista ao Metrópoles Allan Guimarães, 18 anos, compartilha sua determinação em seguir carreira militar como homem trans após mutirão organizado pela Defensoria Pública do DF

O sonho de Allan Guimarães, um jovem trans de 18 anos, é ingressar nas fileiras do Exército Brasileiro. Após obter a retificação de gênero no ano passado, ele viu no serviço militar obrigatório a oportunidade de se alistar nas Forças Armadas.

A Defensoria Pública do Distrito Federal, em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans, promoveu o primeiro mutirão específico para homens trans, atendendo a 30 pessoas, incluindo Allan. Durante uma entrevista ao Metrópoles, ele compartilhou seu entusiasmo em servir ao país através do Exército.

“É uma coisa que arde assim no meu coração, que eu sinto uma vontade apaixonante de servir ao meu país”, afirmou Allan. Para ele, a possibilidade de enfrentar preconceitos dentro das Forças Armadas não o impede de seguir seu sonho. “Não posso viver com medo. Eu quero mostrar que pessoas trans podem estar em todo lugar que quiser”, destacou o jovem.

Fuxico:

A contratação do campeão de Fórmula 1 Max Verstappen traria “muitas desvantagens” para a Mercedes, e seria melhor a equipe manter seus pilotos atuais, disse o chefe da Williams, James…

Entre sábado (19) e segunda-feira (21), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizará controle de tráfego nas vias S2 e N2 da Esplanada dos Ministérios, em apoio à Polícia…

Equipes de policiamento e fiscalização de trânsito atuarão das 14h às 2h nos três dias de comemoração em apoio à Polícia Militar Zélia Ferreira (Brasília – 18/4/2025) – Entre sábado…

As comemorações do aniversário de 65 anos de Brasília na Esplanada dos Ministérios têm início neste sábado (19) a partir das 14h. Gratuita, a programação inclui shows de artistas como…

Em meio às curvas de concreto que deram forma à utopia modernista de Brasília, há um cantinho onde o tempo parece descansar. A Casa de Chá, discreta e elegante como…

Neste domingo (20), a programação do aniversário de 65 anos de Brasília terá uma festa recheada de forró e MPB. A Esplanada dos Ministérios vai receber grandes nomes, como o…

Sexta-feira Santa é um dia sagrado para os cristãos, que evitam comer carne vermelha na data. Por isso, o peixe no almoço virou uma tradição. E não seria diferente nos…

Em apoio à realização da Via Sacra de Planaltina — um dos maiores espetáculos religiosos a céu aberto do país — a CEB Ipes instalou 80 refletores de iluminação provisória…

Na tarde da quarta-feira (16/04), por volta das 17hs, equipe desta 21ª DP (Taguatinga Sul) se deslocou ao município de Cocalzinho de Goiás/GO, com a finalidade de cumprir mandado de…

O Museu de Arte de Brasília (MAB) preparou uma programação especial para comemorar os 65 anos de Brasília. De sábado (19) a segunda-feira (21), o espaço oferece uma série de…


 

A coragem de Allan impressionou Heittor Neves, outro jovem trans de 21 anos que não pretende seguir a carreira militar. Durante a entrevista, Heittor elogiou a desconstrução e determinação de Allan em perseguir seus objetivos.

Allan revelou que, ao sair de casa todos os dias, enfrenta o medo do desconhecido e se apega à oração. “Se a gente for deixar de viver as nossas coisas pelo medo, a gente nem vive”, ressaltou. O medo compartilhado por Allan e Heittor reflete a triste realidade de 2023, quando 155 pessoas trans perderam a vida no Brasil, sendo 145 vítimas de assassinatos e 10 de suicídios, conforme o Dossiê da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra).

Variedades:

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui