Presidente Eugênio Piedade em 2020 se dedicará exclusivamente ao CDDF
O primeiro ano do CDDF foi um ano de muito trabalho para a sua estruturação no DF e entorno bem como orientar as lideranças de cada cidade com o intuito de buscarem ações localizadas para a formação de seus conselhos locais.
2019, ano que fizemos também diversas articulações institucionais para aquisição de emendas parlamentares junto a Senadores, Deputados Federais e Distritais visando a implantação em 2020 dos primeiros projetos do CDDF.
Alcançar uma marca de mais de 1.000 conselheiros comprometidos com o foco em desenvolvimento regional e local não foi uma tarefa muito fácil.
Foram apresentadas várias propostas ao Orçamento de 2020, bem como ao PPA 2020/2023 para vários parlamentares seja na Câmara Federal, Senado ou na CLDF. Portanto faz-se necessário um envolvimento permanente, mais comunitário e com parlamentares que tenham o objetivo de ajudar a população diretamente sem vínculo eleitoral.
Nossa jornada contínua, agradecemos a todos os nossos Vices-Presidentes, Diretores Gerais, Secretários, Subsecretários, Superintendentes e Presidentes com suas Diretorias Locais, pelo comprometimento neste ano de 2019 e queremos contar com o engajamento de todos em 2020, para juntos executarmos nossos projetos macros.
Em seu primeiro ano de existência, o CDDF buscou o despertar socioeconômico, identificando seus parceiros empreendedores sociais e institucionais, criando Conselhos de Desenvolvimento nas cidades, bem como apoiando micro projetos em ações desses conselhos locais, buscando parcerias para o atendimento às demandas prioritárias nas cidades e promovendo os treinamentos específicos de nivelamento de suas diretrizes de capacitação, empreendedorismo e turismo através de propostas de políticas públicas para uma gestão compartilhada (governo e sociedade).
Nas demandas feitas nos levantamentos sociais pelos mais de 1.000 conselheiros, foram identificados três problemas emergenciais no DF: o desemprego, a violência doméstica e o lixo.
NO DF SÃO MAIS DE 320 MIL DESEMPREGADOS, 13 MIL CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA AO ANO E 4,5 MIL TONELADAS DE LIXO POR DIA SEM SUA LOGÍSTICA REVERSA.
Projeto os 05 Passos para o Desenvolvimento
PROJETO APROVADO ATRAVÉS DE EMENDA PARLAMENTAR – IMPLANTAR JANEIRO DE 2020 – AGRADECIMENTOS AO DEPUTADO CLAUDIO ABRANTES
O projeto trata-se da implementação de um método inédito de aperfeiçoamento em Conselhos de Desenvolvimentos Locais implementados em 15 Regiões Administrativas do Distrito Federal, a partir de 07 encontros objetivos, estilo workshop, visando o fortalecimento destas comunidades.
- ITAPOÃ
- PARANOÁ
- PLANALTINA
- ARAPOANGA / VALE DO AMANHECER
- ARNIQUEIRA /AREAL
- ÁGUAS CLARAS
- BRAZLÂNDIA
- CEILÂNDIA
- CRUZEIRO
- ESTRUTURAL
- FERCAL
- GUARÁ
- NÚCLEO BANDEIRANTE
- SOL NASCENTE / PÔR DO SOL
Projeto Super Empreendedores
PROJETO APROVADO ATRAVÉS DE EMENDA PARLAMENTAR – IMPLANTAR JANEIRO DE 2020 – AGRADECIMENTOS AO DEPUTADO LEANDRO GRASS
Implementar um programa de fomento ao empreendedorismo, executável em 05 meses, a partir de incubações de 04 (quatro) grupos de até 10 jovens empreendedores, estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio público do Distrito Federal. O projeto será realizado na Região Administrativa do Itapoã e Sol Nascente / Pôr do Sol. Pretende-se contemplar estes jovens com uma série de 03 (três) mentorias durante três meses letivos, seguida da realização de uma feira para apresentação das propostas inovadoras ao mercado local.
- ITAPOÃ
- SOL NASCENTE / PÔR DO SOL
Beneficiados
• Diretos: estima-se que serão cerca de 40 alunos e 10 docentes participantes das atividades, somados com cerca de 15 a 20 contratados, totalizando aproximadamente entre 85 e 100 pessoas beneficiadas diretamente.
• Indiretos: indiretamente calcula-se que em torno de 2.000 pessoas serão beneficiadas pela execução do projeto, divididas em variadas estâncias de sua implementação, desde a instituição de ensino, até familiares e amigos dos participantes, bem como empreendedores que estarão envolvidos com a feira.
Projeto Jovem MEI DIGITAL
PROJETO A SER IMPLANTADO EM MARÇO DE 2020 ATRAVÉS DE EMENDA PARLAMENTAR – AGRADECIMENTOS AO DEPUTADO MARTINS MACHADO
Desenvolver um programa eficaz para reduzir a carência dentre jovens de 18 à 25 anos de baixa renda através da difusão e da capacitação para o empreendedorismo digital e a economia colaborativa, através de 40 workshops em 12 regiões administrativas do DF e a seleção de 60 turmas com 3.000h/aula no total.
OUTROS RECURSOS INTERMEDIADOS PELO CDDF:
- PDAF-CENTRO EDUCACIONAL 01 DO ITAPOÃ – AGACIEL MAIA
- PDAF-ESCOLA CLASSE 01 DO ITAPOÃ – AGACIEL MAIA
- PDAF-ESCOLA CLASSE 03 DO PARANOÁ – MARTINS MACHADO
- PDAF-ESCOLA CLASSE BOQUEIRÃO/PARANOÁ-MARTINS MACHADO
PROJETOS A SEREM IMPLANTADOS EM 2020
Projeto ATUAR
Implementar um programa de enfrentamento e conscientização quanto à violência contra à mulher, em escolas públicas de três regiões administrativas do Distrito Federal por núcleo, a partir de palestras e atividades pedagógicas.
Estima-se cada núcleo atenderá cerca de 1.000 pessoas, entre jovens (meninas e meninos) e educadores, serão beneficiadas diretamente e indiretamente calcula-se que serão 2.800 pessoas beneficiadas pela execução do projeto, divididas entre familiares e amigos dos participantes, bem como outros partícipes das comunidades, integrando-as numa economia compartilhada.
Reduzir Desperdício
Implementar um programa de conscientização e capacitação de multiplicadores quanto à redução de desperdícios do uso da água, energia e resíduos.
Entidades com e/ou sem fins lucrativos, bem como pessoas que liderem uma ação de responsabilidade socioambiental em sua comunidade, condomínio e/ou bairro.
Conscientizar, informatizar e, principalmente, motivar a sociedade quanto a Responsabilidade Socioambiental, apresentando dicas para economizar água, energia e resíduos, a partir da capacitação de multiplicadores do método e a implementação de uma plataforma que conecte pessoas com dicas sobre a temática, fortalecendo assim a economia circular.
Será realizada a indicação e seleção de 120 pessoas para passarem por um processo de capacitação e atuarem como multiplicadores, cujo trabalho gira em torno de propagar a prática da educação socioambiental para dentro de suas respectivas comunidades, atuando indiretamente com mais de 500 condomínios horizontais e os milhares verticais com mais 1.500 que serão construídos nesses 02 anos, e mais de 200 mil comércios.
- ITAPOÃ/PARANOÁ
- JARDIM BOTÂNICO
- SOBRADINHO I e II
- PLANALTINA
- CEILÂNDIA
- GUARA
- ÁGUAS CLARAS
Projeto Sorriso Nota Dez
Executar um programa de atendimento odontológico básico, atividades lúdicas e informativas sobre a saúde bucal por meio de ações preventivas, educativas e de interação social e familiar, atendendo a crianças de escolas públicas do ensino fundamenta I, em Regiões Administrativas do Distrito Federal, comunidades carentes e ou escolas de pouca estrutura.
Público Alvo
Crianças de escolas públicas do Distrito Federal, participantes 5º ano do ensino fundamental I, com idade a partir de 12 anos e pertencentes à comunidades de altos índices precariedade relacionada à saúde.
Beneficiados
Diretos: estima-se que serão cerca de 150 crianças atendidas, além de contemplar por meio das atividades informativas, os responsáveis das mesmas esperando contemplar mais 300 adultos pelo projeto, totalizando 450 beneficiados.
Indiretos: indiretamente calcula-se que serão 1250 pessoas beneficiadas pela execução do projeto, por meio de ações e atividades de interação social, familiar e pedagógica.
- ITAPOÃ
- ESTRUTURAL
- SOL NASCENTE / PÔR DO SOL
- BRAZLÂNDIA
- VARJÃO
- FERCAL
Projeto Aluno Nota Dez
Objeto
O projeto procura incentivar jovens alunos do terceiro ano do sistema público de ensino médio do DF com ações impactantes por meio da combinação entre a arte e o empreendedorismo, realizando apresentações artísticas e palestras totalizando 24 workshops em 10 instituições de ensino, ao longo de 05 meses. Os workshops serão a aplicação técnica da metodologia Shock’n Plug, que conecta o emocional com perspectivas empreendedoras, desenvolvido por Tito Santana em parceria com o especialista em Coach Marcelo Antunes.
Publico Alvo
Alunos do terceiro ano do sistema público de ensino médio do Distrito Federal, bem como a equipe pedagógica da instituição responsável pelos jovens, entre professores e demais, com idade a partir de 17 anos.
Beneficiados
• Diretos: estima-se que serão cerca de 3600 alunos e 80 docentes participantes das atividades, somados a cerca de 30 a 40 contratados, totalizando aproximadamente 3800 pessoas beneficiadas diretamente.
• Indiretos: indiretamente calcula-se que serão cerca de 9700 pessoas beneficiadas pela execução do projeto, divididas em variadas estâncias de sua implementação, desde a instituição de ensino, até familiares e amigos dos participantes.
- ITAPOÃ/PARANOÁ
- TAGUATINGA
- GAMA
- SANTA MARIA
- PLANALTINA/ARAPOANGA
- SAMAMBAIA
- SÃO SEBASTIÃO
- GUARÁ
- NÚCLEO BANDEIRANTE
- RIACHO FUNDO I e II
OUTROS PROJETOS A SEREM IMPLANTADOS NO DECORRER DE 2020
Vice-Presidente Hélio Rosa, 2º Vice-Presidente Estevão Reis e o Presidente Eugênio Piedade
“Eu, Helio Rosa, Estevão Reis e todos do CDDF iremos trabalhar pela liberdade econômica e a geração de empregos, utilizando as ferramentas tecnológicas do novo modelo de inovação econômica: a economia criativa, a economia colaborativa e a economia circular em parceria com o Estado e a sociedade “, enfatizou o Presidente Eugênio Piedade
“CD Bank” (Banco do Conselho de Desenvolvimento)
Um dos maiores projetos auto-sustentáveis a ser implantado pelo CDDF no ano de 2020 será o nosso próprio Banco Digital Compartilhado, ” CD Bank” (Banco do Conselho de Desenvolvimento), onde vamos trabalhar em parceria com nossos conselheiros na formação de carteiras na correspondência bancária, utilizando escritórios coworking e também workshops através de nossa plataforma de Ensino à Distância (EAD) que está sendo construída por técnicos de TI altamente capacitados.
Hoje, já contamos com um grande parceiro na área de Banco Digital compartilhado, que é o Bbanking, o qual já vem dando a Consultoria para a construção do White Leibol Bancário do CDDF, como também já estamos com parcerias estabelecidas com empresas de coworking e EAD.
Palavras emocionadas do Presidente do CDDF, Eugênio Piedade
“Diante de todos os projetos já elaborados e na necessidade de colocá-los em prática para fazermos uma transformação no ecossistema econômico da nossa Capital Federal, agora em 2020 terei que me dedicar totalmente ao Conselho de Desenvolvimento do Distrito Federal (CDDF) – que a cada dia demonstra claramente o seu crescimento junto à população do DF – e tem como pilares a capacitação, o empreendedorismo e o turismo como ferramentas necessárias para o desenvolvimento regional. Que Deus nos ilumine em decisões que tomaremos daqui para frente. Feliz 2020.. CDDF Sempre!”.
Últimos momentos do CDDF em 2.019
BSBTimes
Fonte: http://egnews.com.br