A Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF, por meio da 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte), deflagrou a Operação 3 Minute Rule! e desarticulou uma organização criminosa sediada em São Paulo e especializada no golpe dos falsos leilões de carros.
Durante a operação, que foi realizada no final de abril, foram cumpridos, em São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo, 12 mandados de prisão, dez mandados de busca e apreensão, 50 bloqueios de contas bancárias. Além disso, foram derrubados 540 domínios de sites falsos.
O líder da quadrilha conseguiu escapar, na véspera da operação, para Miami/EUA, onde possui lojas de aluguel de veículos. Para coibir a impunidade do líder dessa organização criminosa, a autoridade policial à frente da investigação obteve, nesta sexta-feira (24), junto à Interpol a publicação de uma difusão vermelha. A difusão vermelha (red notice) é o meio jurídico pelo qual um mandado de prisão preventiva expedido pelo Brasil pode ser cumprido em qualquer um dos 195 países membros. Sendo assim, o foragido agora pode ser capturado em qualquer local, inclusive em Miami/EUA, onde buscou abrigo.
A difusão vermelha demanda a satisfação de uma série de condições estabelecidas em tratados internacionais, sendo uma medida excepcional de difícil obtenção e só publicada após a verificação de sua conformidade pelo escritório central da Interpol em Lyon/França.
“Mantemos contato com o serviço secreto americano e interlocução com a Interpol com vistas a capturar esse criminoso e extraditá-lo ao Brasil onde possui contas a acertar com a Justiça brasileira. Além disso, obtivemos ordem judicial para a apreensão cautelar do passaporte da esposa desse criminoso que responde por envolvimento em lavagem de dinheiro. O objetivo é impedir que ela também fuja para o exterior e se junte ao marido”, explica o delegado da 9ª DP, Eric Sallum.
Somente no DF foram contabilizadas 71 vítimas, com prejuízos somados que atingem R$ 780 mil. Os bloqueios judiciais conseguiram encontrar aproximadamente R$ 1,8 milhão nas contas dos envolvidos, o que permitirá o ressarcimento integral do prejuízo de todas as vítimas do DF.
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação