A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) promoveu, na terça-feira (18), o I Fórum de Acumulação de Cargos Públicos do Centro-Oeste, com o objetivo de alinhar entendimentos e a troca de experiências entre órgãos públicos do DF e de Goiás. Realizado no auditório da Academia de Bombeiros Militar, o evento visou à formação de uma rede de gestores e servidores que analisam a acumulação de cargos.
O fórum foi organizado pelo Nuaac em parceria com as coordenações de Administração de Profissionais (Coap) e de Inovação e Gestão do Conhecimento (Cigec) da SES, além de órgãos do DF e de Goiás, como o Tribunal de Contas do DF (TCDF), o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO).
”É essencial que os participantes estejam dispostos a compartilhar experiências e conhecimentos, pois a diversidade de perspectivas enriquece o debate e nos permite encontrar soluções mais eficientes e justas para esse tema complexo”, afirmou o subsecretário de Gestão de Pessoas da SES, João Eudes Filho.
O chefe do Núcleo de Acumulação de Cargos (Nuaac), Elnatan Gama, enfatizou que o encontro é essencial para alinhar a compreensão sobre a acumulação de cargos: “Às vezes, há divergências de interpretação; o que um órgão considera lícito pode não ser para outro. Este momento nos permite obter uma visão mais unificada e demonstrar como a Secretaria de Saúde executa, analisa e controla a acumulação de cargos”.
Experiência e inovação
Um dos destaques do encontro foi a apresentação do Sistema de Acumulação de Cargos (SisCargos), que automatiza a análise de compatibilidade de horários, consolidando regras descritas em normas esparsas. Além disso, o sistema mantém atualizada a declaração de acumulação (ou não) de cargos de todos os servidores da SES. Idealizado pela coordenadora de administração de profissionais, Valéria Menezes, a ferramenta levou sete anos para ser implementada.
“Todo o processo de acumulação de cargos, que antes levava no mínimo nove meses para ser concluído, agora é realizado em apenas uma hora”, explicou a gestora. “Por ser automático, o sistema busca todas as informações necessárias e permite que o servidor verifique e corrija eventuais inconsistências para obter a aprovação da acumulação. Essa ferramenta não foi criada para punir, mas para educar os servidores.”
Acessado por meio do Sistema Integrado de Gestão em Saúde (Sigs), o SisCargos foi criado por servidores da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), do Nuaac e da Coordenação Especial de Tecnologia de Informação em Saúde (Ctinf) da SES-DF. A ferramenta está em funcionamento desde março de 2023.
*Com informações da Secretaria de Saúde do DF