Em mais uma ação coordenada pelo GDF Presente, diversos órgãos do governo estão dando uma nova cara ao Itapoã. Com a colaboração e conscientização dos moradores da região, foram retiradas 626 toneladas de entulho e materiais inservíveis do bairro Itapoã II, que após a limpeza, receberá a pintura dos meios-fios até o final desta semana. Já são mais de 6 mil pessoas beneficiadas pela ação, que no início de agosto chega ao bairro Fazendinha.
Além da limpeza, diversos pontos do asfalto foram recuperados com 10 toneladas de massa asfáltica e oito bocas de lobo foram desentupidas. Também houve a substituição de 125 lâmpadas de vapor sólido queimadas por LED nos postes de iluminação pública do setor. Participam da ação do Polo Leste do GDF Presente, a Administração Regional do Itapoã, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde e a Secretaria da Mulher.
Moradora do Itapoã II, a aposentada Antônia dos Santos, 64 anos, se sente mais segura e ainda ressalta que o cuidado recebido por meio da ação ajuda a melhorar a autoestima de quem mora no local. “A gente só via o Itapoã com discriminação. Agora, tem um diferencial e as pessoas estão se educando, porque não basta o governo fazer a parte dele se as pessoas não fizerem também”, pontua.
Antônia mora há 12 anos no local e garante que a ação deu nova cara à região. “O que foi feito é realmente sem palavras. Está muito bonito. Não dá nem para lembrar de como era antes. Além da limpeza, está tudo iluminado. Tenho orgulho de morar no Itapoã”, garante.
Todos os cinco setores da região administrativa receberão a ação do GDF Presente. A partir do dia 8 de agosto, será a vez da Fazendinha. Lá, além dos serviços realizados no Itapoã II, haverá uma consulta à população para que o trânsito das avenidas Fazendinha e da Paz seja invertido. O intuito é melhorar a mobilidade também na Avenida Del Lago, especialmente nos horários de pico.
De acordo com o administrador regional, Dilson Bulhões, haverá consulta de porta em porta aos moradores diretamente atingidos pela mudança. Se a população aprovar, haverá encaminhamento ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) para estudos de viabilidade técnica e execução. A alteração pode beneficiar até 20 mil pessoas que passam pelo local todos os dias.
“A ação faz com que o GDF esteja mais presente nas ruas e mais perto da população, com o poder público chegando aonde deve estar”, destaca o administrador. Ele lembra que cada região tem demandas específicas. Por isso, o primeiro passo é conversar com os moradores.
Antes da limpeza e reparos necessários, representantes da administração vão em todas as casas explicar como será a ação e como os moradores devem proceder, como colocar materiais inservíveis nas portas no dia do recolhimento. O administrador lembra que se cada um fizer sua parte, a cidade fica melhor para todo mundo. “A partir da iniciativa do governo, as pessoas também se engajam”, finaliza.