Operação do GDF atende pessoas em situação de rua em Ceilândia


09/08/2024 às 15:38, atualizado em 09/08/2024 às 15:51

Ação coordenada do governo percorreu três quadras da região, resultando em três pessoas atendidas e três ocupações irregulares removidas de áreas públicas

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

As ações coordenadas para o atendimento à população em situação de rua tiveram andamento, em Ceilândia, nesta sexta-feira (9). Equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) percorreram três pontos da região para oferecer acolhimento aos envolvidos.

Três pessoas receberam atendimentos e três ocupações irregulares foram removidas de áreas públicas, totalizando três caminhões de entulho e materiais inservíveis. As equipes estiveram nas quadras QNN 39, QNN 25 e no Canteiro Central entre a QNO 11 e a QNO 3.

Três ocupações irregulares foram removidas de áreas públicas em Ceilândia | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Durante a operação, órgãos de diversas pastas do GDF ofereceram oportunidades de emprego, serviços de saúde, educação, assistência social, orientação sobre tratamento a animais domésticos, deslocamento interestadual e um benefício excepcional de R$ 600 para quem não consegue arcar com aluguel.

Participam das abordagens profissionais das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), Segurança Pública (SSP), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), do Departamento de Trânsito (Detran), das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Conselho Tutelar.

As ações de acolhimento seguem as diretrizes do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua do DF, coordenado pela Casa Civil.

Política pública

O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal, das ações de abordagem à população de rua no último ano. Os trabalhos de acolhimento começaram a ser implementados após uma fase de testes em maio, quando o GDF realizou visitas na Asa Sul e em Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e oferta de serviços públicos.

09/08/2024 - Operação do GDF atende pessoas em situação de rua em Ceilândia



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui