Alunos das escolas parque da Regional do Plano Piloto participaram, nesta sexta-feira (23), do evento de premiação do Concurso de Artes Rally dos Sertões 2024. A competição, organizada pela Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da Secretaria de Educação (SEEDF), estimulou a reflexão por meio da criação de desenhos sobre o tema Cerrado que Inspira.
As escolas parque realizaram uma seleção interna e três finalistas foram definidos para representarem cada unidade na grande final, que aconteceu no Espaço Cultural Professora Neusa França, na sede da SEEDF. Todos finalistas ganharam medalhas, e os vencedores de cada escola levaram troféus e um kit do Rally dos Sertões.
“Hoje é um dia de muita alegria por estarmos aqui com nossas crianças artistas. Ações como essas incentivam a criatividade. Estamos aqui somente para aplaudir”, comentou Vera Barros, subsecretária de Educação Inclusiva e Integral.
A premiação contou com cinco vencedores, entre eles Geovana Oliveira, aluna do 5º ano da Escola Classe (EC) 314 Sul. A estudante diz ter se inspirado em carros e na sua escola. “Hoje é um dia muito feliz para mim, porque meu sonho é ser artista”, celebrou.
O evento também contou com a participação de Marcos Grossi, o primeiro piloto de rally sem braços e sem pernas, que compartilhou sua história de superação e disputa a corrida em um carro adaptado. O concurso é um desdobramento do maior evento de rally das Américas, o Rally dos Sertões, e tem como objetivo fortalecer, tanto para docentes quanto para estudantes, uma visão apreciativa do território em que vivem, destacando a importância e a beleza do Cerrado, além de promover a reflexão sobre como podemos preservá-lo e mantê-lo vivo.
A professora de artes visuais Katia Siqueira ressaltou a importância do evento para incentivar as crianças a buscarem seus sonhos e objetivos: “Essa premiação é um incentivo, inclusive para aqueles alunos que estão desmotivados, para que eles vejam o quanto a educação é importante e o quanto é essencial estarem realmente inseridos no contexto escolar”.
*Com informações da Secretaria de Educação