Catedral recebe trabalho de limpeza da área externa


A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realizou, nesta semana, um trabalho de limpeza da área externa da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios.

Equipes da Novacap e do GDF Presente trabalharam esta semana para limpar a área externa da Catedral | Fotos: Divulgação/Novacap

O serviço de zeladoria teve foco na retirada da poeira que cobria o monumento — acumulada devido ao período de seca prolongada pelo qual passa a capital — e na limpeza das estátuas dos quatro evangelistas, cujos ombros e cabeças acumulavam dejetos de pássaros. O estacionamento e parte da entrada da Catedral também receberam um trabalho de lavagem, e foi realizada uma coleta de lixo em toda a área ao redor do monumento.

De acordo com o coordenador do Polo Central III do GDF Presente, Alexandre César de Oliveira, a zeladoria do local costuma ser realizada duas vezes por ano, e desta vez, foi motivada pelo conjunto de eventos ocorridos na capital em setembro e pelas festividades em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, em outubro.

Água utilizada na limpeza, assim como em todos os outros trabalhos da Novacap, não é potável e é captada em pontos autorizados pela Adasa

“Nós temos, neste mês, vários eventos na cidade. Tivemos o 7 de Setembro, temos neste momento o congresso de cardiologia, teremos mais um de oncologia, e Brasília vai sediar a maior feira de turismo da América Latina, a Abav Expo. Um dos pontos de visitação que está no cronograma desses eventos é a Catedral, que é hoje um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Essa limpeza também já é uma preparação para a festa da padroeira, que é no dia 12 de outubro”, explicou.

César acrescentou que, além das ações realizadas, estavam previstas a limpeza e a troca da água dos espelhos d’água da Catedral. Contudo, rachaduras encontradas na estrutura levaram os agentes a descartar o serviço e requisitar o conserto.

O serviço de zeladoria prestado pela Novacap foi um pedido de vários órgãos do GDF, e acompanha um processo de manutenção realizado pela própria instituição religiosa. César explicou que ocorre um trabalho de calefação — colocação de um rejunte especial — nas grades que sustentam os vitrais italianos, além de uma renovação do campanário.

“Foi feito um trabalho de manutenção no campanário, que é o conjunto de sinos. Foi uma doação da Embaixada de Taiwan. Eles conseguiram arrumar os sinos e eles vão voltar a tocar”, contou.

O chefe do Departamento de Transporte e Manutenção da Novacap, Rodolpho Diego Tavares Moreira, esclareceu que a água utilizada na limpeza, assim como em todos os outros trabalhos da Novacap, não é potável e é captada em pontos autorizados pela Agência Reguladora de Aguas, Energia e Saneamento do DF (Adasa). “A gente lava monumentos, paradas e calçadas com essa água”, explicou.

*Com informações da Novacap

 



Source link

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui