A Polícia Civil do DF, por meio do trabalho da equipe da 18ª DP, participou, na manhã desta sexta-feira (20), de mais uma importante ação social e de revitalização de muros pichados junto à comunidade de Brazlândia. Nesta quinta edição, o evento contou com a presença de 50 crianças e adolescentes, moradores da cidade.
Durante as atividades, os alunos acompanharam o trabalho autoral de artistas locais em busca da revitalização, com arte e grafite, de vários muros da Q. 58, da Vila São José. Os muros estavam sujos e pichados, causando poluição visual à comunidade local, por conta de inúmeras frases e imagens de facções criminosas.
No decorrer do evento, as crianças e os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer e visitar o Museu Itinerante de Drogas da PCDF, instalado na Q. 58 da Vila São José, e emitir a primeira via da carteira de identidade. O atendimento foi realizado pelas equipes da Escola Superior de Polícia Civil— ESPC e do Instituto de Identificação, com os projetos Museu Itinerante e Identidade Solidária, que circulam por várias regiões do DF em ônibus itinerantes.
O público ainda conferiu a apresentação da Seção de Operações com Cães (SOC), da Divisão de Operações Especiais (DOE) e desfrutou de um lanche saboroso com frutas, oferecido por produtores rurais de Brazlândia.
De acordo com o delegado-chefe da 18ª DP, Luís Fernando Cocito, essa região, que agora está em processo de revitalização, foi alvo, por quase dois anos, de vários monitoramentos e investigações. Segundo ele, esse trabalho policial resultou na prisão de 14 faccionados e 17 traficantes.
Confira as ações sociais, promovidas desde 2023, em Brazlândia, que contou com o apoio e a participação de equipes da PCDF:
17 de julho de 2024 – artistas lançam grafite em muros das quadras 36 e 58 da Vila São José e apagam inscrições de facção criminosa.
20 de fevereiro de 2024 – ônibus do projeto Identidade Solidária é posicionado na Praça da Bíblia, localizada na Vila São José
. Quarenta pessoas da comunidade são contempladas com a primeira emissão da carteira de identidade.
7 de novembro de 2023 – PCDF promove palestra no Centro Olímpico e Paralímpico de Brazlândia, ministrada por agentes da corporação a 40 alunos da rede pública de ensino. Acontece visita guiada ao Museu Itinerante de Drogas, sob a coordenação da equipe da Escola Superior de Polícia Civil—ESPC, na Q. 57 da Vila São José.
25 de setembro de 2023 – Realização de limpeza das quadras 56, 57 e 58 da Vila São José. Grafiteiros locais lançam arte em muros e apagam frases relacionadas à facção criminosa.
Todas as ações realizadas contaram com o apoio de produtores rurais e artistas grafiteiros locais, além de voluntários da comunidade e policiais civis da 18ª DP, da ESPC e do Instituto de Identificação da PCDF.
Todas as ações realizadas contaram com o apoio de produtores rurais e artistas grafiteiros locais, além de voluntários da comunidade e policiais civis da 18ª DP, da ESPC e do Instituto de Identificação da PCDF.
Assessoria de Comunicação—Ascom
PCDF, excelência na investigação.