Anunciada comissão de seleção dos filmes que vão disputar o 26º Troféu CLDF
Os filmes que vão disputar o 26º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal, durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, serão selecionados por uma comissão integrada por cinco profissionais da área cinematográfica. Os nomes foram anunciados esta semana, no Diário da Câmara Legislativa (DCL) desta quinta (19) e sexta-feira (20), e possuem perfis bastante variados (leia os minicurrículos abaixo).
Integram o grupo a produtora cultural Claudia Andrade; a atriz e diretora Gloria Teixeira; a realizadora audiovisual Suellen Batista; o jornalista e curador de cinema Ulisses de Freitas, e o cineasta William Alves.
Esses profissionais serão os responsáveis por escolher os quatro filmes de longa-metragem e os oito curtas a serem exibidos na tradicional Mostra Brasília do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em dezembro próximo. As produções vão disputar o Troféu Câmara Legislativa, o qual prevê um total de R$ 240 mil em prêmios.
Inscrições seguem abertas
Os realizadores cinematográficos do Distrito Federal, com filmes finalizados a partir de 2023, têm até o dia 25 de setembro para inscreverem suas produções. O formulário de inscrição está disponível no site do Festival de Brasília.
Conheça a comissão de seleção
Claudia Andrade – Graduada em Cinema pela Universidade de Brasília (UnB), atua há mais de 30 anos nas áreas de entretenimento, produção audiovisual, eventos e gestão de projetos culturais. Realizou assistência de direção para “O Poderoso Chefão III”, em Roma, coordenação de figuração para clip de Michael Jackson e produção de shows de artistas de renome.
Gloria Teixeira – Pós-graduada em Artes Cênicas, atua profissionalmente como diretora de cinema e de teatro, roteirista, atriz e dramaturga; é professora de Artes Cênicas. Em seu currículo, constam dois longas-metragens – entre eles, o premiado “Dulcina”, sobre o legado da atriz Dulcina de Moraes –; curtas-metragens, espetáculos, roteiros e extensa dramaturgia.
Suellen Batista – Formada em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB) e técnica em audiovisual pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). É realizadora cinematográfica desde 2017, tendo escrito, dirigido e produzido filmes de curta-metragem premiados em festivais do DF. Foi instrutora da Oficina de Roteiro e Direção do projeto “Cine de Expressão”, do programa “Jovem de Expressão”, na Ceilândia, entre 2023 e 2024.
Ulisses de Freitas – Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduado em Cultura e Criação pelo Senac, é programador e curador independente de cinema. Há mais de 20 anos, desenvolve atividades voltadas à crítica, difusão e divulgação do audiovisual. Trabalhou em vários jornais de Brasília e foi editor do destacado site Candango.
William Alves – Idealizador do Festival Taguatinga de Cinema, que já soma 26 edições, e diretor de filmes de curta e longa-metragem. Seu último longa, intitulado “Sem Olhos”, dirigido em parceria com Zefel Cof, foi selecionado para diversos festivais nacionais e internacionais. De 2018, seu curta-metragem “A Praga do Cinema Brasileiro” ganhou 16 prêmios e foi exibido em mais de 30 festivais.