A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) acaba de lançar o Guia Prático para Implementação do Modelo de Governança Pública do Distrito Federal, com o objetivo de oferecer orientações práticas e teóricas para os órgãos da administração pública do DF. O documento, resultado de um esforço colaborativo coordenado pela CGDF e o Conselho de Governança Pública do DF, oferece ferramentas, fluxos de implementação e exemplos de boas práticas para promover a governança.
“A governança pública é essencial para garantir que os recursos sejam aplicados de maneira responsável e transparente, sempre em benefício da população. Com este guia, queremos oferecer um caminho claro e acessível para que todos os órgãos do DF adotem práticas mais eficientes e éticas, promovendo uma gestão cada vez mais qualificada e comprometida com os resultados”, afirmou o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima.
O Guia também apresenta os principais mecanismos e princípios da governança, como integridade, transparência, prestação de contas e responsabilidade. Um dos objetivos centrais do documento é apoiar os gestores públicos na aplicação de diretrizes que garantam maior eficácia no atendimento às necessidades dos cidadãos.
“É um recurso valioso para servidores comprometidos com a melhoria contínua da gestão pública e, por meio dele, o DF busca alcançar um serviço público mais justo, eficiente e alinhado às melhores práticas internacionais de governança”, explicou a subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF, Cecília Fonseca.
*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal