A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) está promovendo passeios turísticos para osatletas participantes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Os passeios acontecem nos dias 11 e 12, sexta-feira e sábado, com o intuito de apresentar a capital federal e todo o potencial turístico da cidade aos estudantes de outros estados.
Serão dois passeios diários, com duração de três horas cada, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Durante o tour, os participantes tem a oportunidade de visitar pontos turísticos de Brasília, como a Catedral de Brasília, a Praça dos Três Poderes, o Espaço Lúcio Costa e o Panteão da Pátria. Além disso, a Ermida Dom Bosco, considerada a primeira construção de alvenaria da cidade, também fez parte do roteiro, além de pontos com cachoeiras e muita natureza.
Os estudantes foram acompanhados por guias de turismo que apresentaram a história da capital por meio de seus monumentos e construções icônicas. Cerca de 180 alunos são esperados no city tours promovidos pela Setur-DF.
Para o Secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o city tour é uma excelente oportunidade para apresentar Brasília aos participantes, não apenas como capital cívica, mas também como opção de turismo de entretenimento, cultural e de lazer: “Essa iniciativa da Secretaria busca apresentar nossa capital a pessoas de outros estados, mostrando que Brasília tem muito a oferecer e muitos atrativos a serem explorados. Espero que os alunos tenham aproveitado essa oportunidade de conhecer nossa cidade.”
Para Josival Júnior, 22, atleta de Sergipe, o passeio trouxe uma nova perspectiva da capital: “Já tive uma experiência anterior aqui com os JUBs em 2022. Decidi participar de novo este ano porque sempre aprendemos algo novo. As guias compartilham curiosidades importantes, e é uma iniciativa muito bacana da Secretaria proporcionar aos atletas uma experiência indescritível.”
A Secretaria de Turismo também realizou sorteios para passeios de barco e voos de balão, em parceria com o Cerrado Experience e o Cerrado Balonismo, respectivamente.
Bianca Daya é guia de turismo e acompanhou o tour, ela afirma que os atletas aproveitam o momento para conheceram a capital e tirarem as dúvidas. “Hoje, foi uma experiência muito agradável, ver que as pessoas estão se sentindo um pouco mais parte da história do país. Estavam todos muito deslumbrados com a beleza da cidade e com os pequenos detalhes que, na escola, acabamos aprendendo de forma muito superficial, mas que, no dia a dia, deixamos de lado.Tenho certeza de que eles acharam a cidade muito bonita e interessante. O Lago Paranoá, por exemplo, e a visita à Ermida Dom Bosco, onde conseguimos ter uma vista panorâmica de uma parte da cidade, deixou todo mundo encantado”, finaliza a guia.