O Detran-DF fará interdições no Eixo Monumental
Escrito por Jaqueline Costa
(Brasília, 1°/11/2024) – Devido ao evento esportivo BSB Half Marathon, no próximo domingo (3/11), a partir das 6h, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará interdições no Eixo Monumental. O evento contará com percursos de caminhada e corrida, com público estimado de 2 mil pessoas.
A saída dos participantes será a partir das 6h30. A largada das corridas de 10 km e 21 km ocorrerá no Shopping Popular e a chegada na Esplanada dos Ministérios, na altura do Museu da República. Os percursos de 3 km e 5 km terão largada e chegada na altura do Museu da República.
O percurso com partida do Shopping Popular será pela Via N1, com desvio para a via de contorno do Estádio Nacional de Brasília e retorno para a N1, na altura rotatória da 5ª Delegacia de Polícia, seguindo até a Esplanada dos Ministérios. O percurso de 21 km inclui ainda o Eixão Sul, que estará fechado para o tráfego de veículos.
Na Via N1, no trecho entre o viaduto sobre a EPIA e o Tribunal de Contas do DF, três faixas serão interditadas para os participantes do evento, as demais serão destinadas ao tráfego de veículos. Na N1, na altura do Setor Hoteleiro Norte, o trecho entre o Jardim Burle Marx e o acesso a N2, na altura da 5ª DP, ficará interditado. O fluxo de veículo será desviado para a via de acesso ao complexo da Torre de TV.
Na Esplanada dos Ministérios, na N1, entre o Congresso Nacional e o Bloco J, as quatro faixas próximas ao canteiro central serão interditadas, sendo destinadas aos atletas. Os veículos poderão circular pelas demais faixas até a L2 Norte, para onde o fluxo será desviado. Na S1, a interdição ocorrerá entre o Congresso Nacional e o Museu da República, as quatro faixas próximas ao canteiro central serão destinadas aos atletas e as demais estarão liberadas para o tráfego de veículos.
Além do Detran-DF, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e a Polícia Militar (PMDF) atuarão em pontos de bloqueio e no controle do tráfego. A previsão é que as intervenções no trânsito ocorram até as 11h.