Zélia Ferreira
(Brasília – 15/11/2024) – Na noite desta quinta-feira (14), mais um coração e um fígado foram transportados com o auxílio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Desta vez, os órgãos foram transportados por via terrestre, devido às condições climáticas que não permitiram o uso do helicóptero da autarquia.
Os órgãos vieram de Goiânia e a agilidade no transporte da Base Aérea de Brasília até o Setor Hospitalar Sul ficou por conta das equipes de policiamento e fiscalização de trânsito do Detran-DF, que foram abrindo caminho para a ambulância, de forma segura, considerando a forte chuva e pista molhada.
“No meio da tarde, recebemos a informação de que esses órgãos estariam chegando à noite e, prevendo que não seria possível realizar o transporte por via aérea, devido á ocorrência de muita chuva em Brasília, organizamos as equipes da Unidade de Operações Aéreas para que o deslocamento em solo fosse realizado sem prejuízos na agilidade necessária”, explicou o chefe da Unidade de Operações Aéreas do Detran-DF, Sérgio Dolghi.
Parceria
A celeridade no procedimento de captação e transporte de órgão para transplante influencia diretamente na qualidade do mesmo e no sucesso da cirurgia, o Detran-DF. Por isso, a Central Estadual de Transplantes firmou parceria com o Detran-DF em 2015 e, desde então, já foram realizados o transporte de 75 corações. Somente este ano, foram transportados 19 corações e dois fígados, garantindo a agilidade indispensável ao aproveitamento dos órgãos nos transplantes realizados no Distrito Federal.