A terceira fase dos Jogos da Juventude começou com bons resultados para as equipes de handebol do Distrito Federal. Nesta segunda-feira (25), a equipe feminina abriu o dia com uma vitória contundente sobre a Bahia, no Centro de Convenções de João Pessoa. À tarde, a equipe masculina entrou em quadra no Ginásio Ronaldão para enfrentar Rondônia e também garantiu a vitória. Com isso, ambas as equipes do DF venceram seus dois primeiros jogos e seguem firmes na busca por uma vaga na segunda divisão, já que atualmente competem na terceira.
Dentro dos Jogos da Juventude, algumas modalidades são organizadas em divisões para equilibrar os confrontos. O handebol é uma delas, com três divisões no total. O DF, que está na terceira, busca neste ano a ascensão à segunda divisão.
A jornada até a meta começou bem para o time masculino. Na segunda-feira, a equipe brasiliense venceu Rondônia por 28 a 22. A maioria dos jogadores da equipe é formada por estudantes da rede pública de ensino. Seis dos 11 atletas frequentam o Centro de Ensino Médio (CEM) 414 e o Centro Educacional (CED) 123, ambos em Samambaia.
O entrosamento da equipe pode ser um diferencial na busca pela classificação, segundo Luiz Eduardo Barigchum, de 17 anos, central do time e aluno do CEM 414. “A gente joga desde novo, desde o 5º ano. Então sempre jogamos juntos ou contra. Além disso, treinamos muito para realmente conseguir a vaga na segunda divisão. Para isso, nos reunimos duas vezes por semana, já que temos atletas de diferentes escolas”, explicou o estreante nos Jogos da Juventude.
Luiz Eduardo pratica handebol desde os 8 anos, influenciado pela família. Sua tia foi goleira da Seleção Brasileira Feminina de Handebol, e seu pai também jogava o esporte.
Feminino
Kamille Vitória Grassi, estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 13 de Ceilândia, também está disputando pela primeira vez os Jogos da Juventude. Após a vitória do time feminino do DF por 39 a 12 contra a Bahia, ela se mostrou confiante, mas cautelosa em relação ao futuro da competição. “A gente está bem, o time veio preparado, mas nunca sabemos o que podemos enfrentar pela frente”, disse a atleta de 15 anos.
Ela começou a praticar handebol aos 9 anos, após experimentar outros esportes como jiu-jitsu, natação e tênis de mesa. Apaixonada pelo esporte desde cedo, ela destacou a energia da competição em João Pessoa. “O que mais gostei foram as ativações que têm para os atletas descontraírem”, afirmou a atleta.
Dose dupla de bronze no atletismo
A terceira e última etapa da competição teve início no domingo (24) com uma medalha de prata para o Distrito Federal, conquistada por Mychelle Rodrigues, estudante do CEM 01 do Paranoá, na prova feminina de marcha atlética. Na segunda-feira (25), a delegação brasiliense repetiu o sucesso, subindo ao pódio mais duas vezes no atletismo.
O primeiro bronze foi conquistado por Henrique Alencar, aluno do CEM Asa Norte (Cean), que ficou em terceiro lugar nos 400 metros, atrás apenas de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
O segundo bronze foi conquistado por Josué Barros Natividade, estudante do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho, que também garantiu o terceiro lugar na prova dos 800 metros. Com esses dois bronzes, o Distrito Federal soma 11 medalhas e ocupa o 18º lugar no ranking geral.
Os Jogos da Juventude 2024 seguem até quinta-feira (28).
*Com informações da SEEDF