A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF), por meio da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), concluiu mais uma etapa do curso de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A capacitação foi destinada a agentes da Rede de QVT, membros de Comitês e Comissões de QVT dos órgãos do GDF, com destaque para os Comitês Regionais da Secretaria de Saúde. Realizado em parceria com a Escola de Governo (Egov), o curso, promovido ao longo do ano, certificou cerca de 400 servidores, com uma carga horária de 20 horas.
Com foco na distinção entre abordagens assistencialistas e preventivas, a capacitação buscou reforçar a importância de diagnósticos precisos em QVT e preparar os participantes para elaborar Políticas e Programas de QVT com base em resultados concretos. Além disso, os servidores foram instruídos nas etapas de formulação de modelos específicos alinhados às necessidades de cada unidade de trabalho.
Ministrados pela coordenadora de Ações e Qualidade de Vida e Desenvolvimento do Servidor, Márcia de Azevedo Duarte, os cursos utilizaram uma metodologia dinâmica e participativa. “Adotamos sessões expositivas e momentos de debate, valorizando a troca de conhecimento entre os grupos. Essa construção coletiva é essencial para instrumentalizar os agentes de QVT na construção de Política e Programas eficazes, aliando a produtividade ao bem-estar dos servidores ou trabalhadores’’, destacou Márcia.
A subsecretária de Valorização do Servidor, Tânia Monteiro, ressaltou a importância dos cursos, que terão continuidade em 2025. “Essas capacitações são fundamentais, e nossa expectativa para o próximo ano é ampliar ainda mais o alcance, formando novas turmas, dando continuidade nas anteriores e ajustando os conteúdos para atender às necessidades dos órgãos”, afirmou.
Para o secretário-executivo da Sequali, Epitácio Júnior, ‘’a capacitação reforça o compromisso do GDF em promover saúde, bem-estar e produtividade no ambiente de trabalho, criando políticas mais assertivas e alinhadas às demandas dos servidores. Iniciativas como esta fortalecem as bases para um serviço público mais eficiente e humano’’, ressaltou.
*Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)