A cápsula Orion da NASA se dirige para a aterrissagem após o voo Artemis I ao redor da lua

O foguete lunar de próxima geração da NASA, o foguete Space Launch System (SLS) com a cápsula da tripulação Orion, decola do complexo de lançamento 39-B na missão não tripulada Artemis 1 para a lua, vista de Sebastian, Flórida, EUA, 16 de novembro de 2022 REUTERS/Joe Rimkus Jr.

A cápsula Orion não tripulada da Nasa atravessou o espaço neste domingo na etapa final de volta de sua viagem ao redor da lua e de volta, encerrando a missão inaugural do programa lunar Artemis 50 anos após o último pouso lunar da Apollo.

A cápsula Orion em forma de goma, transportando uma tripulação simulada de três manequins com sensores, deveria saltar de paraquedas no Pacífico às 9h39 PST (1739 GMT) perto da Ilha de Guadalupe, na península de Baja California, no México.

Orion estava chegando ao fim de sua missão de 25 dias menos de uma semana depois de passar cerca de 79 milhas (127 km) acima da lua em um sobrevôo lunar e cerca de duas semanas depois de atingir seu ponto mais distante no espaço, quase 270.000 milhas (434.500 km) da Terra.

Depois de descartar o módulo de serviço que abrigava seu sistema de foguete principal, esperava-se que a cápsula reentrasse na atmosfera da Terra a 24.500 milhas por hora (39.400 km/h) – mais de 30 vezes a velocidade do som – para um mergulho ardente de 20 minutos no oceano.

Por Joey Roulette e Steve Gorman, Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui