Ao reduzir a circulação do vírus, as vacinas podem ajudar a limitar a oportunidade de novas mutações surgirem.. As vacinas contra a COVID-19 são a melhor ferramenta que temos para prevenir a propagação do vírus e reduzir o número de casos graves e mortes. Elas ajudam a proteger as pessoas que as recebem e a comunidade como um todo, ao reduzir a circulação do vírus e interromper a cadeia de transmissão. Isso é particularmente importante porque muitas pessoas que contraem COVID-19 são assintomáticas ou têm sintomas leves, o que significa que podem inadvertidamente transmitir o vírus para outras pessoas, incluindo aquelas com risco de desenvolver doenças graves.
A pandemia mundial, causada pelo vírus SARS-CoV-2, se espalhou rapidamente pelo mundo e causou um impacto significativo na saúde pública e na economia global. Desde o surgimento do vírus, cientistas têm trabalhado intensamente para desenvolver vacinas seguras e eficazes contra a doença.
As vacinas contra a COVID-19 também são importantes porque podem ajudar a prevenir a evolução do vírus em novas variantes mais perigosas e resistentes. À medida que o vírus se espalha, ele pode sofrer mutações, algumas das quais podem torná-lo mais infeccioso ou resistente a tratamentos existentes. Ao reduzir a circulação do vírus, as vacinas podem ajudar a limitar a oportunidade de novas mutações surgirem.