Nas próximas eleições, partidos políticos tenderão a apresentar seus candidatos às comunidades, de forma nada tradicional
Por Aluizio Torrecillas
Impedidos de contato direto com o público votante devido a crise pandêmica que assola o país e o mundo, poderão apostar suas fichas nas Redes Sociais.
Postulantes a cargos políticos, para compensar a falta do diálogo cara a cara com o eleitor, preparam-se para apresentar suas qualidades de “forma digital”, o que alías, poderá ser ponto forte.
Eleitores terão oportunidade de analisar detalhadamente o programa de cada candidato; o que será prometido; promessas esdrúxulas, se houver, estarão registradas nas redes sociais para avaliação e consideração da população.
Momentaneamente, ganharão mais visibilidade políticos tradicionais, com ou sem mandatos, aqueles que contam com uma forte estrutura de profissionais especializados em mídias digitais; os que possuem o “dom da oratória” e o poder do convencimento.
Momentaneamente!
De promessas inexequíveis, o público estará “vacinado”, podendo não dar crédito aos “políticos cebola”; aqueles que choram em público, carregando em seus bolsos para a fabricação de lágrimas artificiais, pedaços de réstia de cebola.
Neste sentido, torna-se necessária a figura da Liderança Comunitária comprometida com sua comunidade, desde que séria, honesta e que não se venda por uma onça, um peixe, um mico leão, araras ou mesmo Lobo Guará.
A Revista Diária sai na frente, disponibilizando espaço para apresentação dos Líderes Comunitários.
Boa leitura e análise. Ao final, vídeo completo desta entrevista.
Forte Abraço, Aluizio Torrecillas
Começaremos esta série de entrevistas com Leonilson Andrade , morador e Líder Comunitário na Região Administrativa do Paranoá e Itapoã.
REVISTA DIÁRIA: A FEBRALICO – Federação Brasiliense dos Líderes Comunitários – surge em momento delicado para a população. Ela pode representar um celeiro de nomes para as próximas eleições?
LEONILSON ANDRADE: A Federação será um novo caminho. Serão identificadas lideranças de verdade; pessoas comprometidas com o povo, com as causas sociais, culturais, educacionais, esportes, desenvolvimento, saúde. Comprometidas em buscar soluções para os problemas que atingem a população.
REVISTA DIÁRIA: Que avaliação pode ser feita dos atuais executivo e legislativo do DF?
LEONILSON ANDRADE: Poderia estar melhor se o Governador tivesse tomado algumas medidas necessárias e cumprisse mais as promessas de campanha. Daria uma nota 6 para o governador e seus secretários.
Quanto a Camara Legislativa, está deixando a desejar. Talvez apenas 10% dos deputados eleitos, estejam fazendo um bom trabalho. No máximo! É a câmara mais cara do país. Precisa melhorar muito.
REVISTA DIÁRIA: A pandemia e suas consequências prejudicaram as performances do executivo e do legislativo do DF?
LEONILSON ANDRADE: A população esperava bem mais da atuação dos parlamentares do Distrito Federal. Precisavam se empenhar mais, apesar da pandemia. O Governo Federal destinou R$ 9.8 bilhões ao DF. Tais recursos deveriam ser bem fiscalizados e com mais rigor; de perto, para que a população pudesse ser melhor atendida nesta pandemia.
REVISTA DIÁRIA: O DF avançou econômica e socialmente durante a pandemia?
LEONILSON ANDRADE: O GDF “engatou uma ré” na questão econômica. Medidas ditatoriais foram adotadas; lockdowns, fechou comércio, quebrou empresários, fomentou o desemprego, a fome a miséria e o desespero nas pessoas.
REVISTA DIÁRIA: Quais as maiores aspirações do brasiliense para a próxima legislatura?
LEONILSON ANDRADE: A população tem que focar no candidato que represente verdadeiramente sua comunidade, que desenvolva trabalhos em sua comunidade, seja ele quem for, senão cairemos no mesmo engodo de sempre. Há cada 4 anos é a mesma história. Promessas e mais promessas.
Muitos, em eleições, compram eleitores com cesta básica, telhados, gás, contas a pagar, promessas de emprego, etc. Estamos cheios de promessas não cumpridas. Quando chegam lá, esquecem a comunidade. Acham que está tudo pago.
O eleitor tem que se envolver mais. É preciso saber escolher melhor. Chega de gente paraquedas! Pessoas descompromissadas que não conhecem a comunidade. Este foco não podemos perder jamais.
REVISTA DIÁRIA: Ainda há espaço relevante para a candidatura de um outsider?
LEONILSON ANDRADE: Há espaço para novas pessoas mostrarem seu talento, sua dedicação com a população. Na Câmara Legislativa, as velhas raposas conseguiram dominar os novos parlamentares. Temos que escolher melhor nossos representantes. Analisar seu passado, trabalhos na comunidade, etc. Chega de aventureiros. Renovar é preciso!
Aluizio Torrecillas. Especialista SR nas áreas Institucional e Corporativa; Especialista em Ouvidorias Públicas; Gestor em Marketing. Vice-Presidente na Federação Brasiliense de Líderes Comunitários – FEBRALICO. Membro do Movimento Legado Dr. Frejat. Nas horas vagas, Jornalista. E-mail: contatorevistadiaria@gmail.com
ASSISTA EM VÍDEO A ENTREVISTA COMPLETA COM O LÍDER COMUNITÁRIO LEONILSON ANDRADE. CLICA NO PLAY!