A maior tensão dos bastidores é saber quem disputará o GDF em 2026

Forças de governo e oposição se dividem para disputarem o Palácio do Buriti, de um lado a vice-governadora eleita, Celina Leão, e o deputado federal eleito, Rafael Prudente, do outro estão os ex-candidatos ao GDF, Leandro Grass e Geraldo Magela, e do conselheiro do TCDF, Paulo Tadeu como sugestões da federação PT-PV-PCDOB | Foto: Montagem.

A base do governo se divide entre Celina e Rafael, e a oposição sugere nomes da federação PT-PV-PCdoB

Aparentemente parece ser cedo, mas quando se termina uma eleição, começa a próxima. Não será fácil definir a sucessão de Ibaneis Rocha (MDB), que deve continuar sua carreira política disputando talvez uma das duas vagas ao Senado em 2026.

Com certeza, Ibaneis deixará tudo amarrado a partir de agora, pois terá que articular sua nova gestão, bem como a nova composição da Mesa Diretora da CLDF. 

Politicamente, o Brasil vive um terceiro turno, de um lado os bolsonaristas que não aceitam o resultado da eleição e de outro os lulistas que se articulam para a validação, isso tudo influencia nos possíveis acordos para a formação dos grupos buritizáveis.

Se o grupo bolsonarista vencer, fortalece a vice-governadora eleita do PP, Celina Leão, para a disputa ao Buriti. Caso vença o grupo lulista, fortalece tanto a federação PT-PV-PCdoB – que pode ser o nome de Leandro Grass, Geraldo Magela ou até mesmo um novo que possa surgir como o do conselheiro do TCDF, Paulo Tadeu – quanto o do deputado federal eleito, Rafael Prudente, que é do MDB, partido que será também base do governo Lula.

Destes, o deputado federal eleito, Rafael Prudente (MDB), está numa situação confortável, por que independente de quem assumir o Planalto, no dia 1° de janeiro de 2023, não atrapalha sua articulação política, pois seu partido MDB é o mesmo do governador Ibaneis.

website average bounce rate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui